Dicas

Carne de porco é mais saudável do que a de boi; entenda

E ainda que o corte não seja tão consumido pelos brasileiros, existem bons motivos para fazer essa troca no dia-a-dia; saiba o porquê

Da Redação

Topo

Saborosa e com baixo teor de gordura. É assim que a carne de porco conquista o título de (muito) mais saudável do que a bovina, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ainda que seja o corte menos consumido pelos brasileiros, existem bons motivos para fazer essa troca no dia-a-dia.

O primeiro deles é que a carne suína tem menos gordura do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição. Isso sem falar no preço, que é muito mais em conta!

Além de tudo, ela é baixa em calorias. Assim como as outras carnes, a suína possui cortes mais magros, como o filé mignon suíno, que tem apenas 109kcal enquanto a versão bovina apresenta 142kcal, o peito de frango 119kcal e o salmão 170kcal, todas na quantidade de 100g.

A carne de porco transmite doenças?

Durante muito tempo, derivados suínos foram considerados anti-higiênicos por conta da criação dos porcos: sem nenhum controle, em meio ao lixo e dejetos e com alimentação inadequada. Isso é passado. Atualmente, a fiscalização é rigorosa, evitando casos de teníase e outras infecções.

Aliás, ao contrário do que muitos pensam, a carne de porco auxilia na prevenção de doenças por ser rica em zinco, uma barreira protetora para o sistema imunológico, e potássio, que regula os níveis de sódio no corpo, contribuindo no controle da pressão arterial.

Tópicos relacionados