Fundamental para a saúde, o ferro é um mineral presente em diferentes alimentos. É ele o responsável pelo transporte do oxigênio no corpo e sua falta pode causar problemas como anemia. Para evitar a doença, danos ao sistema imunológico e dificuldade na cicatrização de feridas, o melhor caminho é uma alimentação balanceada.
Em entrevista ao Band Receitas, a nutricionista Michele Abreu (@nutri.micheleabreu) mostra quais ingredientes podem reforçar o cardápio com ferro. Segundo a especialista, alimentos ricos em vitamina C ajudam no processo.
“A absorção do ferro é favorecida pela vitamina C. Para pacientes com anemia, por exemplo, às vezes é legal adicionar um suco de laranja ou de limão durante as refeições. Vale ainda comer uma das frutas como sobremesa”, orienta.
Em contrapartida, o cálcio pode se apresentar como vilão. “Ele atrapalha a absorção do ferro. A gente tem que ficar de olho em laticínios porque, quando consumidos durante o almoço ou o jantar, juntos ao mineral, prejudicam seu aproveitamento.”
Abaixo confira 10 alimentos ricos em ferro:
1- Carne bovina
É uma das principais fontes de ferro, ajudando no combate da anemia. Também tem proteína, gorduras e vitamina do complexo B e A.
2- Carne de porco
Cortes magros da carne podem ser benéficos à saúde, oferecendo, além do ferro, proteínas e minerais.
3- Frango
Fonte importante de ferro, o frango também é aliado do ganho de massa magra e contribui com o sistema imunológico.
4- Peixe
A quantidade de ferro no peixe varia conforme a espécie, mas o alimento também é potente em outros nutrientes, como o ômega-3.
5- Ovo
O ferro está concentrado na parte da gema do ovo, que colabora ainda com o funcionamento do intestino, é fonte de proteínas e vitaminas.
6- Feijão
Uma das mais populares fontes de ferro, o feijão tem magnésio, fibras e cálcio.
7- Couve
Quem nunca ouviu falar que verduras de folha escura são ricas em ferro? A fama faz jus ao ingrediente, que também contém outras vitaminas.
8- Brócolis
O vegetal diminui inflamações, colabora com a saúde cardiovascular e diminui a prisão de ventre. Tudo isso, claro, colaborando com o nível de ferro do corpo humano.
9- Espinafre
Importante fonte de fibra, tem baixo teor calórico e ajuda em processos de reeducação alimentar.
10- Leguminosas
Lentilha, ervilha e grão-de-bico são algumas categorias de leguminosas que, quando incluídas no cardápio, fazem a diferença em relação ao ferro.