Dicas

Quais alimentos são ricos em vitamina D? Nutricionista responde

Cogumelo é a única fonte de vitamina D de origem não animal

Michelly Marques

Atum em lata é rico em vitamina D e B12
Atum em lata é rico em vitamina D e B12
Envato Elements

A vitamina D é um importante nutriente para o corpo e indispensável para a manutenção da saúde. Conhecida como vitamina do sol, essa substância lipossolúvel (armazenada no fígado) é produzida naturalmente por meio da luz solar e também é encontrada em alguns alimentos.

Agindo como um potente anti-inflamatório, a vitamina D mostra sua ação direta na prevenção de diversas enfermidades: “Ela pode prevenir doenças autoimunes, como esclerose múltipla, lúpus e doenças articulares. Também ajuda na prevenção da depressão e de doenças neurodegenerativas”, afirma Raquel Penha e Silva, nutricionista da ON, centro integrado de evolução corporal. 

Além de melhorar a modulação do sistema imune, de acordo com a especialista, a vitamina tem chances de reduzir infecções e de complicações pela Covid-19, atuando também na saúde óssea. Para quem tem dificuldade de se expor ao sol, confira seis alimentos que podem ajudar na reposição dessa substância.

Óleo de fígado de bacalhau

Rico em vitamina D, A, K e ômega 3, o alimento é fundamental para a saúde dos ossos e do sangue. O óleo de fígado de bacalhau pode ser encontrado em cápsulas ou xarope. 

Salmão

Com um grande teor de ômega-3, o salmão ajuda no funcionamento do sistema nervoso, ocular e cardiovascular. A vitamina D também é muito presente no peixe, auxiliando tanto na absorção de cálcio, quanto no sistema imunológico. 

Sardinha e atum em lata

Considerado um dos alimentos mais completos, a sardinha possui muitos nutrientes que o organismo necessita, já que possui uma quantidade considerável de vitamina B12 e vitamina D.  Já o atum em lata também não fica de fora da lista de benefícios, uma vez que é rico em cálcio, vitaminas A, B, D e ácido ômega 3.

Dica valiosa: 
Compre peixe enlatado em óleo e não em água: “A vitamina D precisa de gordura para ser absorvida e o óleo atua como protetor do peixe, a fim de que não tenha tanto contato com o alumínio da lata, já que é um mineral tóxico para o nosso organismo”, afirma Raquel. 

Cogumelo shitake

Sendo a única fonte de vitamina D de origem não animal, o cogumelo Shitake possui vários benefícios: previne o câncer, atua contra doenças e possui antioxidantes que combatem os radicais livres que envelhecem as células. 

Gema de ovo

Rica em vitamina A, D, cálcio e ômega 3, a gema de ovo auxilia na melhora da concentração e da memória. 

Como aumentar a ingestão de vitamina D?

Além de banho de sol em nos primeiros horários do dia e do fim de tarde, a suplementação - segundo a nutricionista - não pode ser descartada e se faz necessária com frequência. “Sempre consumir, juntamente com os alimentos já citados e suplementos quando indicados, fontes de gorduras boas, como sementes, castanhas, azeite, etc”.