Fiz nessas semanas de frio em São Paulo muita sopa! E acho que eu não fui a única, né, gente? Porque, realmente, só a sopinha salva. Sopinha e um pão gostoso, pronto, a gente tem um jantar que esquenta.
Eu sou do time das sopas mais cremosas, das com mais textura e mais corpo. E eu fiz uma sopa que é bem incomum, mas eu adoro e os americanos fazem muito: a sopa de milho.
Para umas 4 ou 5 pessoas, você prepara assim: corte ½ cebola e ½ maço de cebolinha verde. A cebolinha pique e reserve, a cebola, refogue com 2 colheres de sopa de manteiga. Aí, adicione dois pacotes de milho congelado. Complete com caldo de frango ou caldo de legumes. Se você não tiver caldo feito em casa, use água que vai ficar mais saudável e mais gostoso. Tempere com páprica, um pouquinho de noz-moscada, sal, pimenta-do-reino e pimenta calabresa.
Deixe cozinhar até o milho amolecer, não é muito tempo. Depois disso, leve ao liquidificador e bata bastante. Passe pela peneira (porque tem muito bagaço de milho), até ficar aquela sopa lisinha e cremosa.
Volte a sopa ao fogo, cozinhe mais um pouquinho e adicione mais um pacote de milho inteiro para cozinhar ali e, também, para ter os pedacinhos. Finalize com a cebolinha picada e pronto. Fica delícia! Essa sopa fica com um pouco de textura do grãozinho do milho inteiro e o caldinho do milho. É bem comum nos Estados Unidos, e a gente deveria adotar, porque a gente tem muito milho e é muito bom.