Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.
A Páscoa acabou, mas, conforme prometido, eu vou ensinar umas receitas diferentes para reaproveitar as sobras do bacalhau. A primeira que vou ensinar é um caldinho — na verdade, é um creme de grão-de-bico com bacalhau e espinafre e ovo cozido!
Vamos precisar de mais ou menos uns 400 g de bacalhau, três ou quatro dentinhos de alho e uma cebola picada. Em seguida, meio quilo de grão-de-bico já cozido e 1,5 litro de caldo de peixe. Caso você não tenha, pode ser água, não tem problema!
Acrescente uma xícara de vinho, uma xícara de azeite, pimenta e sal. Para o espinafre cozido, que deve ser servido junto: mais ou menos um maço de espinafre e três ovos cozidos. Sabe aquele caldo ou a água? Então, anota essa dica:
Adicione o vinho branco nessa mistura, o azeite e um pouco de pimenta-do-reino. Dá aquele susto no bacalhau por uns 5 a 10 minutinhos. Escorra e reserve. Neste mesmo caldo, você vai continuar cozinhando em fogo baixo.
Deixe cozinhando por mais 15 minutos, coe e reserve. Aí você vai fazer um refogado com cebola, alho e um pouquinho mais de azeite. Junte ? do grão-de-bico, o líquido do cozimento do bacalhau e bata no liquidificador.
Nisso você já vai ter esse creme de grão-de-bico bem temperadinho, com aroma do bacalhau. Junte o restante do grão-de-bico inteiro e as lascas de bacalhau com o espinafre, misture bem e, na hora de servir, misture com os ovos cozidos picadinhos. Delícia! E não esqueça de me mandar recadinhos, pedir receitas ou dicas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br ou pelas redes sociais no @carolecrema.