Hoje pode

Salada "quentinha" com cebola assada e presunto cru: aprenda receita

A chef de cozinha Carole Crema ensina receita deliciosa para os dias frios; confira o passo a passo

Carole Crema, de BandNews

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Aprenda a fazer salada especial de Carole Crema
Aprenda a fazer salada especial de Carole Crema
Envato Elements
Topo

Que tal fazer uma salada diferente hoje? Uma salada quentinha! O que é ótimo, né? Às vezes esfria e a gente fica com preguiça de comer salada – eu sou dessas. Ou eu deixo os ingredientes da salada fora da geladeira para chegarem em temperatura ambiente ou não como. No frio, a gente quer algo que esquente!

Primeiro, você vai fazer cebola assada! A receita da cebola assada você pode usar para várias coisas depois. Pegue uma cebola roxa, que fica linda, e corte-a em oito ou dez pedaços, como se fossem gomos. Descasque e coloque-a em pé. Corte em quatro e cada quarto de cebola ao meio. Regue com azeite, sal e pimenta-do-reino, e coloque, mais ou menos, duas colheres de sopa de vinagre balsâmico e ½ colher de sopa de açúcar. Leve ao forno a 180°C por cerca de 25 minutos. 

Vamos à salada! Pegue a cebola assada, cinco folhas de escarola e cinco folhas de endívia. Rasgue as folhas, passe um fio de azeite e passe-as na frigideira. É muito rápido, apenas para aquecer e, ainda assim, ficar crocante. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Misture um pouco de alface (lisa ou crespa), a cebola e sirva com fatias de presunto cru, e tempere apenas com azeite e sal porque já tem o balsâmico na cebola. Fica deliciosa!

E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!