Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.
Primeiro, você vai fazer um caramelo: pegue 200 g de açúcar e coloque na frigideira para derreter. Muito cuidado para não queimar. Mexa até que ele fique em tom de âmbar, o assim, bem bonita. Desligue o fogo e coloque uma xícara de creme de leite fresco. Ligue o fogo de novo. Depois, cozinhe no fogo bem baixinho, mexendo até o açúcar todo dissolver. O açúcar fica obviamente, líquido, em ponto de caramelo. Quando você coloca o creme de leite, ele endurece – não se apavore, tá? Abaixe o fogo e cozinhe no fogo bem baixinho, mexendo sempre para soltar o caramelo. Uma vez que o caramelo está pronto, deixe-o esfriar. Pode até colocá-lo numa caminha de gelo para esfriar rápido.
Em seguida, você vai preparar a outra parte. Faça o seguinte: pegue quatro colheres de chá de café solúvel e dissolva. Eu dissolvi, aqui em casa, no licor de café, tá? Se você não quiser licor, você pode colocar um pouquinho de água, mas bem pouquinho para fazer uma coisa bem forte.
Depois, misture esse café em meio litro de creme de leite fresco bem gelado e uma lata de leite condensado. Coloque na batedeira e bata essa mistura até ficar bem firme. 10 minutos de batedeira, sem dó. Ele vai ficar mais firme e gostoso.
Pegue umas bolachinhas e triture-as. Aí, coloque em um refratário para gelar um pouco dessa massa do sorvete, um pouco do caramelo, bolachinhas e mais sorvete. Quando você for comer, aquele sorvete vai ter pedaços de caramelo e de bolacha. Uma loucura!
Você também pode mandar suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!