Bora fazer um pudim de nozes delicioso que não vai ao forno? Esse vai ficar sem furinhos, bem lisinho. E não tem erros, tá, pessoal?
Primeiro a gente vai fazer uma calda: 1 xícara de açúcar com 1/2 xícara água. Para fazer a calda do pudim, você coloca o açúcar na panela, seco. Não coloca nada, vai deixando ele derreter devagarzinho, pode mexer e cuidado para não queimar. Quando ele tiver começando a dourar, o que eu chamo de loiro claro, você vai jogar 1/2 xícara de água fervendo. Cuidado que esse momento porque faz um vapor quentão. Mexa bem, espere que água derreta o caramelo, até ficar com textura grossa.
Forre o fundo de uma forminha de pudim e deixe ali quietinho. Bata no liquidificador exaustivamente 1 xícara de nozes com 1 xícara de leite fervendo, isso é superimportante. O leite quente vai ativar todo o aroma das nozes. Se a gente fizer isso a frio, vai ficar gostoso, mas não tanto, o importante é o calor do leite ativando os óleos essenciais das nozes.
Bata muito para ficar muito miudinha mesmo as nozes. Depois que tiver bem batido, você vai juntar: 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de 200g de creme de leite e 1 pacotinho de gelatina incolor e sem sabor, hidratada em 3 colheres de sopa de água fria e derretida no micro-ondas. Bata um pouquinho só para misturar no liquidificador, despeje na forma que já está com caramelo, cubra bem e leve para gelar de um dia para o outro, ou durante 3, 4 horas.
Na hora de desenformar é fácil: você vai passar uma faquinha e aquecer ligeiramente na boca do fogão a parte debaixo da forma para o caramelo dar uma leve derretida. Desenforme. É lindo, liso e cheio de sabor.
E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM: