E um pudim de pão incrível? Bem delicioso! O que vocês acham? Vou ensinar a vocês. A minha versão leva frutas cristalizadas, uvas passas… Se você não gosta, não precisa colocar. Mas acho que dá um charme e fica tudo mais gostoso, pode confiar.
Primeiro, pegue uma xícara de açúcar e faça um caramelo na forma de pudim. Depois, pegue 250 g de pão amanhecido, cerca de quatro ou cinco pães, coloque-os em ½ litro de leite e três xícaras de chá de água. Deixe amolecer por uma hora. Depois que ele amolecer bem, amasse, desfazendo a casca dos pães – pode passar no mixer, se quiser.
Acrescente mais 250 g de açúcar, quatro gemas, vinho do Porto, uma colher de chá de essência de baunilha, 75 g de manteiga derretida, uma colher de chá de fermento em pó, meia xícara de passas e meia xícara de frutas cristalizadas. Mexa tudo isso.
Bata quatro claras em neve separadamente e junte com a mistura. Ponha em cima do caramelo e leve ao forno preaquecido. Cozinhe em banho-maria de 45 minutos a 1 hora. E pronto! Fica lindo, brilhante, maravilhoso. Feito sem leite condensado, bem leve… Uma daquelas coisas que nos levam de volta à infância!
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!