Hoje pode

Panela de ferro é perfeita para cozimentos longos: veja dicas de preparo e conservação do utensílio

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Panela de ferro é perfeita para cozimentos longos: veja dicas de preparo e conservação do utensílio
Panela de ferro é perfeita para cozimentos longos: veja dicas de preparo e conservação do utensílio
Envato Elements


Hoje eu quero falar das panelas de ferro. Eu adoro cozinhar com elas. Geralmente, elas são esmaltadas, mas se não tiverem nenhum revestimento, há uma liberação desse mineral para a comida, o que é muito bom. Por isso, é sempre mais saudável cozinhar na panela de ferro. 

As panelas de ferro conservam a temperatura melhor que qualquer outro material. Além de ela cozinhar bem quente, você ainda economiza, porque tudo cozinha mais rápido. 

Elas podem ser usadas para praticamente tudo! É um material que dissipa o calor de maneira uniforme. Ele demora muito para aquecer, mas quando aquece, segura o calor, realçando o sabor dos alimentos. É uma ótima pedida para quem quer fazer cozimentos mais longos, para grelhar, fritar carnes, frango. 

Quando aquecido, transmite calor lentamente, então é bom para cozimentos prolongados, com um pouco de líquidos e em fogo baixo. Se você colocar em fogo alto, o preparo vai queimar. É importante ir cozinhando devagarzinho, por isso com alguns alimentos específicos pode ser difícil. O arroz pode queimar o fundinho, justamente porque segura muito calor. 

Disponíveis em vários tamanhos, as chapas de ferro são ótimas para fritar bife, enquanto as caçarolas para cozinhar. Para fazer a manutenção, é preciso lavá-la bem e secar bem. Se você não as guarda bem, elas acabam enferrujando. A dica é secá-las no forno ou até na boca do fogão. 

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.