Hoje pode

Filé de frango perfeito: aprenda a fazer empanado crocante em 15 minutos

A chef de cozinha Carole Crema ensina preparo simples e muito saboroso para um almoço express; confira abaixo

Carole Crema, com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Filé de frango crocante
Filé de frango crocante
Envato Elements

Que tal fazer um filé de frango bem diferente, muito crocante e delicioso, com uma crosta de parmesão, farinha panko e raspas de limão? Essa é uma receita que eu aprendi na Itália há muitos anos e faço sempre que eu quero algo diferente.

É o seguinte: o importante é que o filé de frango seja bem fininho. Não pode ser muito alto – caso contrário, ele não cozinha por dentro. Misture uma xícara de farinha panko, aquela farinha de empanar japonesa deliciosa e bem crocante, com meia xícara de parmesão ralado na hora, raspas de um limão siciliano e raspas de meio limão Tahiti. Adicione sal, pimenta e, se quiser, um pouquinho de páprica, que combina e dá uma cor na crosta que eu acho que fica bem legal. 

Em seguida, pegue os filés de frango bem fininhos, passe-os no ovo batido – eu coloco duas colheres de sopa de água para que fique mais fluido – e empane com a farinha. Coloque-os em uma assadeira com antiaderente, um filé bem longe do outro. Depois, polvilhe um pouco mais dessa farofinha para a crosta ficar mais alta mesmo.

O segredo é levar ao forno bem quente, cerca de 220°C, por 15 minutos, que é o tempo de ficar bem douradinho e crocante. Preste atenção que ele deve ficar dourado e cozido por dentro. Então, corte o frango para ter certeza porque, às vezes, o forno está desregulado. 

Mas é isso! Sirva com purê de batata e mande ver. Um almoço, assim, delícia em 15 minutos. 

E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!