Hoje pode

Essa receita de quiche pode receber diversos recheios; saiba fazer

Carole Crema ensina o passo a passo da massa base da quiche, que pode receber recheio de abobrinha, alho-poró, tomate com manjericão... confira:

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Essa receita de quiche pode receber diversos recheios; saiba fazer
Essa receita de quiche pode receber diversos recheios; saiba fazer
Envato Elements

A Roseli me escreveu pedindo duas receitas. Ontem, já paguei com a do pão de liquidificador e hoje, vamos falar sobre torta salgada, a quiche. A massa base é a seguinte: 

1 ¼ de xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
100 g de manteiga gelada
3 colheres de sopa de água gelada 

Você vai cortar a manteiga em pedaços bem pequenos e, com a ponta dos dedos, vai fazer uma farofa dessa manteiga com a farinha de trigo. Se você tiver processador de alimentos em casa, é mais fácil. Só colocar os dois ali e processar por 1 minuto. Adicione, então, as 3 colheres de sopa de água e misture, amassando sem sovar demais. Atenção: essa massa não é para sovar demais, só o bastante para ficar homogênea. 

 

Aí, você deixa a massa descansar por 20 minutos na geladeira e, na sequência, vai abri-la. Forre uma forma de, aproximadamente, 22 cm de diâmetro com papel alumínio, deixando uma sobra, como se fosse uma borda, para prender essa massa na forma. Leve para pré-assar por uns 20 minutos no forno. Esse processo é muito importante na quiche, porque se não pré-assar, a massa fica molenga, uma vez que o recheio é úmido. 

Enquanto a massa está pré-assando, você vai misturar 3 ovos, 300 ml de leite, 1 colher de chá de sal e um pouquinho de noz-moscada ralada. Esse é o recheio líquido. Se quiser adicionar pimenta-do-reino, pode também. Ah!, e quem quiser ainda, pode trocar o leite por creme de leite fresco para deixá-la ainda mais encorpada, tá? Reserve. 

Tirou a sua massa do forno, prepare a 3ª etapa, que é o recheio sólido. Pode ser uma abobrinha refogada, por exemplo. Você prepara uma abobrinha refogada bem gostosa, coloca na forma e completa com o recheio líquido. Acrescente um pouquinho de queijo ralado por cima e leve para assar em forno quente, até ela ficar firme e levemente dourada.

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.