Como preparar filé de tilápia? Carole Crema ensina receita com toque de chef

Filés do peixe são preparados no forno em 15 minutos e ganham "toque de chef" com tomate e ervas refogados na frigideira; anote o preparo:

Carole Crema, com BandNews FM

Como preparar filé de tilápia? Carole Crema ensina receita com toque de chef Envato Elements
Como preparar filé de tilápia? Carole Crema ensina receita com toque de chef
Envato Elements

Olá pessoal! Hoje, vou responder as dúvidas carinhosas aqui do Domingos. Eu falei sobre a grelha um outro dia aqui na coluna e super repercutiu. Eu estou bem feliz, bastante gente me escreveu para perguntar ela. Bem, ele também me ouviu falando da grelha, mas a pergunta dele não é sobre a grelha em questão, né Domingos? A pergunta, na verdade, é sobre a tilápia. Ele disse que tem um lago grande, cria tilápias e ele nunca fez nenhum peixe nos 5 anos em que está lá. Devem ser umas tilápias lindonas, né, Domingos? Bem grandes!

O que é importante você saber da tilápia é que é um peixe de água doce e muito magro. Então, é uma carne seca. Minha dica é o preparo em filés. 

Se você tiver um pouquinho de habilidade, pode tirar os filés, ou fazer recheada, limpando bem todas as entranhas. Eu acho que filé é mais fácil. A tilápia, por ser um peixe magrinho, tem uma carne bastante suave, então aceita muita coisa. Eu vou te dar uma dica que vai te possibilitar um monte de preparos e que eu adoro; anote abaixo: 

Coloque os filés de tilápia em um refratário, ou uma assadeira, com um pouquinho de azeite ou manteiga. Por cima da carne, adicione sal, pimenta e um pouquinho de vinho branco. É pouco mesmo, tá? Para uns 6 filés de tilápia, coloque 3 colheres de sopa de vinho branco. Cubra com um papel alumínio e leve ao forno aquecido a 200ºC por 15 minutos. Apenas esses 15 minutos são suficientes para cozinhar completamente o peixe. 

Aí, você vai preparar à parte um molinho, fazendo o seguinte: pegue uma frigideira, esquente ali um pouco de azeite e frite, ou salteie, tomate fresco. Para cada filé, 1 tomate é o suficiente. Acrescente azeitona preta e uma mistura de ervas, como manjericão, salsinha, cebolinha e um pouquinho, bem pouquinho, de alecrim. Se tiver tomilho, pode colocar também. Faça um refogado rápido, desligue o fogo e coloque 1 colher de vinho branco para dar acidez. Finalize com sal e pimenta-do-reino. Assim que o peixe sair do forno, cubra a carne com essa mistura maravilhosa. Fica bom, leve e muito saudável. 

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais, @carolecrema, participe! OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM: 

Mais notícias

Carregar mais