Hoje pode

Como fazer massa de empadinha

Receita da Carole Crema pode levar recheio de palmito, frango, camarão... confira abaixo:

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Como fazer massa de empadinha
Como fazer massa de empadinha
Pixabay

Levante a mão ou atire a primeira pedra quem não ama uma empadinha. Aquela bem salgadinha, para um happy hour, fim de semana ou até para uma noite divertida em casa. Eu tenho uma receita de massa de empadinha que é tiro e queda, maravilhosa, e eu vou dividi-la com vocês. Anote:

2 ½ xícaras de farinha de trigo
2/3 de xícara de manteiga gelada cortada em cubinhos
3 colheres de sopa de banha de porco ou gordura vegetal
2 colheres de sopa de água gelada
Uma pitada de sal

Essa massa tem bastante gordura, tem manteiga, tem a banha... então, é uma massa que se a gente ficar trabalhando muito na mão, vai aquecer e gordura, derreter, deixando-a bem mole. A gente também não deve sovar demais, porque se não, endurece, ao invés de se desfazer na boca.

Eu faço no processador. É só colocar tudo lá e bater por 20 segundos. Se você não tiver o processador, coloque toda a farinha e o sal numa tigela e, com as pontas dos dedos, vá quebrando a manteiga e a gordura, até formar uma farofinha bem soltinha. Assim que você ver que a massa já está assim, coloque água e dê uma pequena sovada, apenas para homogeneizar. Deixe a massa descansar na geladeira por, pelo menos, 30 minutos.

Passado o período, abra e recheie a gosto. Você pode fazer de palmito com molho branco, de frango com requeijão, de camarão, enfim... dá até para começar um negócio, hein, minha gente?! Empadinha, é bom demais!
 

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.