Hoje pode

Como fazer cuscuz paulista? Chef Carole Crema ensina

Chef ainda explica a diferença entre o cuscuz paulista, o marroquino e o de milho, muito comum no Nordeste; leia e anote o modo de preparo:

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Como fazer cuscuz paulista? Carole Crema ensina
Como fazer cuscuz paulista? Carole Crema ensina
Acervo Band

Dias atrás, uma amiga minha me pediu para ensiná-la a fazer cuscuz paulista. Conhece? A gente tem, digamos assim, mais conhecidos, umas três variedades de cuscuz: o paulista, que é aquele bem brasileiro, que a gente faz na forma de pudim e decora com ovo cozido e sardinha; o cuscuz marroquino, que é um grãozinho de semolina, o qual a gente hidrata e que serve como acompanhamento; e o cuscuz de milho, que é muito comum no Nordeste, que é feito com farinha de milho hidratada numa cuscuzeira – um tipo de panelinha –, que faz a cocção no vapor. Este último, fica delicioso com manteiga ou leite de coco, e é muito comum no café da manhã.

Mas, o paulista é muito fácil de fazer. Ele tem esse efeito espetacular e, que quem nunca fez, pode pensar “nossa, isso deve ser difícil”, mas é muito, muito fácil na verdade. Primeiro, você vai escolher o sabor do seu cuscuz: pode ser só de legumes, pode ser de legumes com camarão, pode ser de legumes e sardinha... minha mãe faz até com frango e fica uma delícia. 



Comece preparando uma base de azeite, cebola, pimentão, azeitona, tomate picadinho e salsinha. Faça um refogado bem gostoso e da sua preferência. Aí, você vai acrescentar 2 xícaras de chá de água, sal, pimenta, 2 xícaras de farinha de milho – eu gosto de usar aquelas de fazer polenta instantânea – e 2 colheres de sopa de farinha de mandioca, aquela da farofa. Joga tudo de uma vez e cozinhe mexendo. Vai virar uma massa na mesma hora.

Se você sentir necessidade, pode colocar mais um pouquinho de azeite. Com a massa ainda quente, você vai enformar em uma forma de pudim, untada com azeite unicamente. Aperte bem! Se você quiser decorar com ovo cozido, ou tiras de pimentão, antes de colocar a massa, coloque lá o ovo. Aí, depois, você despeja a massa por cima e aperta bem.

Deixe gelar. Quando estiver bem gelado, dê uma puxadinha na massa para entrar o ar. Depois, é só virar e desinformar. 

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.