Hoje pode

Como fazer bolo de chocolate com massa fofinha? Aprenda receita fácil

A chef confeiteira Carole Crema entrega o passo a passo de massa leve feita com água; confira abaixo

Carole Crema, com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Saiba como fazer bolo de chocolate fofinho
Saiba como fazer bolo de chocolate fofinho
Envato Elements
Topo

Esses dias fiz um bolo de chocolate tão gostoso, bem fofinho, e que leva água fervendo. A receita é bem antiga, muito legal!

Coloque 150 ml de água para ferver. Na batedeira, adicione 150 ml de óleo, 150 ml de iogurte natural, dois ovos e um pouquinho de essência de baunilha. Bata aos poucos. Adicione os ingredientes secos enquanto a massa está na batedeira: 300 g de açúcar, 200 g de farinha de trigo, quatro colheres bem cheias de cacau em pó e uma colher de chá de bicarbonato de sódio – não vai fermento na massa, só bicarbonato. Se quiser, coloque uma “pitadinha” de sal.

Bata tudo e, no fim, acrescente a água quente na batedeira aos poucos. A massa vai estufar e ficar bem linda. Coloque em uma forma com furo no meio e leve para assar no forno a 180°C. A massa é leve, deve demorar, no máximo, 40 minutos. 

Quando sair do forno, você pode jogar uma caldinha, aquela que eu já ensinei mil vezes aqui: uma xícara de água, uma xícara de açúcar e uma xícara de chocolate em pó. Quando ferver tudo, jogue por cima e a-ca-bou! Hmmm… Bolo das antigas, hein?

E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!