Hoje pode

Como esterilizar vidro para conservas? Carole Crema responde

Método pode ser utilizado para conservar geleias doces ou picles; leia e ouça abaixo:

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Como esterilizar vidro para conservas? Carole Crema responde
Como esterilizar vidro para conservas? Carole Crema responde
Envato Elements

Oi pessoal! Hoje, vou responder a dúvida da Emília, que deve ser de bastante gente: de como a gente conserva geleias. E essa dica serve, também, para conservas de legumes, tá? Tipo picles de cebola, de pepino, etc. 

Então, para a gente conseguir a durabilidade de até 1 ano fora da geladeira, além do açúcar, é preciso esterilizar, pasteurizar e lacrar os vidros. 

Seguinte Emília, você vai pegar um pote de vidro novo, ou um que já tenha usado em conserva, e lavar muito, muito, muito bem. Depois, você vai levá-lo à fervura por, pelo menos, 20 minutos. A tampa também! E tem que deixá-lo muito bem esterilizado. Daí o ideal é colocar a geleia ainda quente nesse vidro e fechar bem. Só com esse processo, você já tem uma garantia de uns dois meses de conserva, fechada e na geladeira.

Se você quiser mais tempo e, principalmente, conservar fora da geladeira, você vai pegar esse pote já com a geleia – ah, e tudo com pinça, pano, para não queimar a sua mão – e vai colocar em uma panela e cobrir a metade, mais ou menos, com água fervendo. Deixe o pote ferver por cerca de 15 minutos. Pronto! Completado esse tempo, desligue o fogo e deixe esfriar naturalmente. Isso vai garantir que sua geleia seja conservada por um tempão e, com certeza, você vai ter muito mais tempo para vender ou dar de presente, tá bom? 

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.