Dicas

Como fazer conserva de legumes em casa seguindo apenas 5 passos

Da Redação

Se você é apaixonado por picles e vegetais em conserva, precisa assistir ao segundo episódio da série ‘Dicas de Minutos’ no Youtube do Band Receitas, disponível a partir desta quinta-feira, 14. Lá, o chef Dalton Rangel ensina como preparar, em casa e em apenas 5 passos, conservas deliciosas e que podem até gerar uma renda extra se comercializadas.  Assista e veja como:

1- Selecione bem o que vai usar
Tudo começa com a escolha dos legumes. A dica é misturar batata bolinha, já pré-cozida, mas não ao ponto de desmanchar, rabanete cortado ao meio, cebolinha e cenoura, descascada e crua.  

2- De olho na conserva 
Em uma panela, coloque um litro de água, ½ litro de vinagre, 1 xícara de açúcar refinado, meia xícara de sal, pimenta-do-reino em grãos a gosto, 1 colher (sopa) de semente de coentro, 2 folhas de louro e 1 colher (sopa) de semente de mostarda. Misture tudo e deixe o açúcar dissolver até levantar fervura, como no vídeo. É importante não usar vinagre de vinho tinto ou balsâmico para não escurecer os vegetais. 

3- Potes sortidos ou com um único ingrediente? 
Enquanto a conserva está no fogo, monte os potes com vegetais. Prefira um pote hermético, seco e higienizado. Fazer alguns potes mistos e outros com um único ingrediente, como o chef mostra no vídeo, pode ser uma boa ideia para variar o cardápio. Para a montagem, vale ir adicionando tudo de forma sortida ou em camadas.  

4- Toque final 
Com os potes já prontos, despeje a mistura líquida e, com a solução ainda quente, tampe o recipiente. Fácil e prático, né? Saiba mais no vídeo acima.

5- Maior durabilidade 
Se a produção das conservas for finalizada no passo quatro, a mistura dura pelo menos um mês fora da geladeira. Já para aumentar a validade, é importante fazer o processo de  pasteurização. Para isso, em uma panela, coloque água o suficiente para cobrir os potes e deixe-os cozinhar até atingir o ponto de ebulição. Potes de 1kg de conserva, por exemplo, precisam de 45 minutos a 1 hora cozinhando. Se a água ferver, acrescente mais. Fazendo isso, a receita dura um ano fechada e, após aberta, na geladeira, três meses.