Hoje pode

Casquinha de sorvete: Carole Crema ensina a fazer em casa

Carole Crema

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Casquinha de sorvete: Carole Crema ensina a fazer em casa
Casquinha de sorvete: Carole Crema ensina a fazer em casa
Unsplash

A casquinha de sorvete é uma receita francesa, que se chama língua de gato ou tuile, e é tão fácil e divertido de fazer, que vale muito a pena testar em casa. A lista de ingredientes é supersimples, é tudo para praticamente 1x1. Anote aí:

100 g de manteiga, 100 g de açúcar, 100 g de farinha de trigo e 120 g de clara de ovo – que são, aproximadamente, 3 claras. Deixe a manteiga em temperatura ambiente, coloque um pouco de essência de baunilha, se quiser, e vá processar tudo isso. Eu bato processador ou na batedeira com a raquete. Deixe virar uma massa pastosa e deixe gelar por 1 hora até firmar. 


Passada 1 hora, pegue uma assadeira grande, cubra com papel-manteiga e unte por cima.  Se você tiver tapete de silicone, que é um antiaderente muito usado na confeitaria, use-o também. Pegue uma porção de 1 colher de sopa dessa massa, coloque sobre a forma e dê uma leve achatada. Repita o processo até acabar a massa, deixando as porções bem separadas umas das outras. 

Deixe no forno preaquecido a 180°C. É coisa de 10 minutos. Abriu o forno e viu que ela está douradinha? Tire.

Agora, para fazer a casquinha tipo potinho de sorvete, pegue uma xícara, coloque de cabeça para baixo, tire a tuile quente e descanse ela sobre a xícara, isso vai dar uma moldada nela. 

Se não quiser comer com sorvete, essa receita ainda vira um biscoitinho delicioso para acompanhar café ou chás. 

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BAND NEWS FM.