O carneiro é uma preparação fácil de fazer. É uma carne forte naturalmente, por isso não convém fazer aquela “mistureba” de sabores para não interferir no sabor que é característico dele.
Separe um pernil de cordeiro. Faça furos com um garfo ou faca, e deixe 24 horas marinando. Na marinada, coloque 1/2 garrafa de vinho branco, 1 cabeça de alho, 1 folha de louro, 2 cebolas cortadas em pedaços grandes, pimenta-dedo-de-moça, talo de salsinha e um pedacinho de 4 cm de gengibre. Adicione sal e tempere, massageando bem até ele pegar sabor.
Deixe esse pernil na geladeira, coberto, de um dia para o outro. Se você tiver oportunidade, a cada 4 horas ou 5 horas vire o pernil para que ele fique sempre bem molhadinho.
No dia seguinte, leve ao forno. O tempo vai variar. A gente costuma dizer que é de, mais ou menos, 1 hora por cada kg, quando se faz um assado com osso.
E como é que a gente vai assar? No forno o mais quente que você conseguir: a 230°C, 240°C. Coloque o carneiro sem cobrir e deixe assar bem por 1 hora. Depois, vire de cabeça para baixo e asse o outro lado até dourar.
Se acontecer de, durante o período, ele começar a dourar demais e não estar cozido ainda, cubra com papel alumínio. Mas, é sempre melhor assar aberto e depois fechar se precisar.
Depois de assado, retire da assadeira e faça um molho com a água que escorreu do assado. Fica uma delícia!
E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.