Bolo frapê rápido e com gostinho de infância; aprenda receita da Carole Crema

Chef ensina misturinha prática e afetiva para transformar seu lanche da tarde

Carole Crema, com BandNews FM

Bolo frapê da Carole Crema
Envato Elements

Quem lembra do bolo frapê? O bolo frapê é aquele bolo mesclado, né gente? Que a gente comia muito na infância, pra mim é muito de memória afetiva, que é aquele bolo que é metade de baunilha, metade de chocolate, meio marmorizado. 

Essa receita é bem gostosa e, claro, você pode fazer só de baunilha ou só de chocolate se você quiser, tá bom? Então, é uma receita bem curingona. Você vai pegar 75g de manteiga em temperatura ambiente e vai bater na batedeira com uma xícara de açúcar, bate bem pra fazer um creminho bem fofo. 

Quando já tiver bem aerado, você vai adicionar dois ovos, um de cada vez. Põe um ovo, bate, bate, bate, põe o outro, bate, bate, bate. Nesse momento, você desliga a batedeira, tira a tigela da batedeira e vai juntar uma xícara e ? (mais ou menos 200g) de farinha de trigo peneirada, três colheres de sopa de amido de milho – é ótimo que vai dar uma fofura pra essa massa, sabe? –; uma colher de sopa de fermento e ½ xícara de leite, mistura bem e aí põe uma colher de sopa de extrato de baunilha. Aí você vai ter uma massa branca, você vai pegar essa massa, dividir em duas tigelas, no olho tá? 

Quer um jeito mais fácil? Vai pegar a assadeira de furo no meio, untou? Preenche mais ou menos a metade dessa com a massa branca, o que sobrou na tigela, a outra metade, você vai pegar meia xícara de chocolate em pó (pode até ser achocolatado, gente) porque isso é bolo de alma, então pode ser chocolate em pó, achocolatado, o que vocês gostarem…

Mistura, eu ponho um pouco de granulado ou chips chocolate também, umas gotinhas, e vai preencher a forma. E, aí, pra dar aquela coisa marmorizada, você pega uma colher e dá uma misturada, sem misturar demais e leva pra assar. 

É tão gostoso! Quando ele sai do fogo, eu faço uma misturinha: ½ xícara de açúcar, ½ de chocolate em pó, ½ de leite, levo tudo na panela até dissolver e… tchumba! Jogo por cima uma caldinha incrível nesse bolo que vai transportar as pessoas lá pro colo da mãe, da vó. É uma delícia!

E não se esqueça que você sempre pode mandar um e-mail pra mim através do hojepode@bandnewsfm.com.br pra me pedir receitas, dicas, fazer comentários e, claro, sempre também nas redes sociais no @carolecrema.

Mais notícias