Manteiga, azeite e óleo: entenda a diferença entre eles na hora de fritar

Da redação, com Minha Receita

Manteiga, azeite e óleo: entenda a diferença entre eles na hora de fritar
Manteiga, azeite e óleo: entenda a diferença entre eles na hora de fritar
PixaBay

O ingrediente fundamental das comidas de rua é o cheiro das frituras que despertam nossos instintos mais primitivos. E para quem acha que é fácil, saiba que prepará-las exige técnica, principalmente no uso do azeite, óleo ou manteiga. É o que explica a Le Cordon Bleu, considerada a melhor escola de culinária no mundo, no Minha Receita.

A fritura pode ser por contato, quando uma camada de óleo conduz o calor da frigideira ou chapa para a comida, recomendada para alimentos gordurosos, como bacon e hambúrguer. Ou por imersão, que é quando o quitute faz "tchibum” no óleo e frita igualmente por todos os lados, como é o caso do pastel, coxinha e acarajé.

Para quem adora fritura, especialistas explicam que o segredo para a perfeição do alimento está na temperatura. Isso porque o óleo muito frio pode encharcar a comida, enquanto o muito quente pode deixar o petisco queimado por fora, mas frio e cru por dentro. 

Para evitar essas tragédias, anote aí. A temperatura ideal é entre 170 e 180 graus. E tem que analisar o ponto de fumaça de cada tipo de óleo, que é quando ele começa a liberar substâncias que estragam o alimento e a nossa saúde.

Óleos de girassol e soja são mais resistentes e têm ponto de fumaça entre 226 e 232 graus, por exemplo. Já o azeite de oliva fica entre 175 e 190 graus. E a manteiga, mais sensível, entre 120 e 150 graus. Anotado? Assista ao vídeo acima para saber mais!