Uma sobremesa superfácil de fazer, saudável e rápida é o papillote de frutas. A gente está acostumado a ver o papillote de peixe, que é quando a gente cozinha o filezinho de peixe em papel alumínio, um a um, bem fechadinho, criando um vapor. Esse é um método e podemos usar para as frutas, e fica delicioso.
A quantidade de ingredientes vai depender do número de porções, mas comece cortando um pedaço de papel alumínio, mais ou menos, de 30 cm por 30 cm, e coloque as frutas picadas. As melhores são aquelas que não soltam água, como figo, manga, pêssego, cereja, um pouco de abacaxi, banana... depois, salpique um pouco de açúcar demerara, ½ colher de chá de manteiga para cada porção e um pouco de licor (1 colher de chá) – que pode ser de pêra ou laranja.
Feche bem, a fim de criar ar ali dentro, um vapor. Não pode ter buraco no papel alumínio, tá? Importante evitar de ele estufar. Cozinhe por 10 minutos, 15 minutos.
O vapor é o que vai cozinhar e amolecer as frutas e pronto! O ideal é levar à mesa ainda fechado, e só abrir na frente do convidado, para liberar aquele aroma delicioso. Sirva com uma deliciosa bola de sorvete.
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!