Hoje pode

Aprenda a fazer uma receita de arroz frito com apenas uma panela

Carole Crema reaproveita ingredientes da geladeira em receita que leva frango desfiado, ervilha, brócolis e castanhas

Carole Crema, com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Aprenda a fazer uma receita de arroz frito com apenas uma panela
Aprenda a fazer uma receita de arroz frito com apenas uma panela
Envato Elements
Topo

Fiz esses dias um prato que disse que está na moda, que eu nunca tinha feito. Inventei, tá gente? Se estiver errado, vocês não me julguem, mas ficou uma delícia. Por isso, eu vou dividir com vocês: arroz frito. Sou aquela pessoa que chega em casa, abre a geladeira e vou usando o que está ali. 

Então, sobrou arroz, eu não faço outro arroz. Eu faço alguma coisa como este arroz! E eu tinha frango desfiado, porque eu tenho um hábito… toda vez que eu compro frango assado -- vamos lá, a verdade seja dita. Eu compro eventualmente num lugar delícia, lá perto de casa. A gente come e, o que sobra, eu desfio e guardo no congelador. Com a carcaça, eu faço caldo. Isso para mim é uma rotina. 

Então, eu tinha obviamente esse franguinho assado desfiadinho e eu tinha um arroz com amêndoa que eu tinha feito. Um brócolis, lindo, fresco que eu tinha comprado e ervilha que eu amo, congelada. Não é todo mundo que gosta, mas eu adoro. 

O que eu fiz? Peguei muita cebolinha, a parte branca principalmente, um maço inteiro de cebolinha. Piquei, refoguei com um pouco de óleo mesmo e óleo de gergelim. Coloquei o frango, deixei esse frango dar também uma douradinha. Aí você mistura sal e pimenta do reino. Coloquei o brócolis, dei uma mexida e abafei, com um pouquinho de água. Então, eu refoguei o brócolis ali junto. 

Depois de dois ou três minutinhos, eu aumentei fogo para secar. Joguei o arroz, mais um pouquinho de óleo de gergelim, castanha de caju que eu tinha, um pouquinho de shoyu, um pouquinho de molho tarê e fui dourando aquilo no fogo baixo. Até o arroz dar meio que uma secada e ficar sequinho. Não é nem crocante, é meio seco.

E foi isso, ficou delicioso! Ficou um crocantinho das castanhas que pode ser da batata palha se você tiver, tinha frango, tinha o brócolis fresco. Ah sim, as ervilhas eu coloquei junto com o frango, porque elas estavam congeladas. É uma delícia e é aquela comida que faz com que você aproveite tudo o que você tem de uma maneira rápida. E usando só uma panela, o que para mim é fundamental.

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais, @carolecrema, participe!