Separe a gema da clara em segundos com esse truque culinário

Jiang Pu ensina técnica esperta para facilitar suas receitas

Da redação

Como separar gema da clara
Envato Elements

Muitas receitas exigem que você separe a gema da clara. Certamente, você já passou por essa etapa na cozinha e se perguntou se existe alguma técnica que facilita o processo. A resposta é sim!

O Cozinha do Bork ensinou um truque superfácil para que esse problema deixe de existir. Quem deu a dica foi a ex-MasterChef Jiang Pu. Basta quebrar um ovo sobre algum recipiente. Em seguida, pegue uma garrafa de plástico vazia.

Coloque-a sobre o liquido e pressione. O vácuo sugará a gema para dentro dela, enquanto a gema permanecerá no recipiente.  

Voilà! Da próxima vez que você quiser fazer aquele doce gostoso e precisar separar a gema da clara, basta usar esse método e se deliciar com a receita. 

Como tirar o gosto de ovo do pudim?

Você se incomoda quando faz uma receita e ela fica com aquele gosto de ovo? Como naquele pudim saboroso, por exemplo, que sempre tem um sabor residual do ingrediente que proporciona toda a cremosidade da sobremesa.

E se você descobrisse um truque para que seus pratos nunca mais sofressem desse problema? Pois o Cozinha do Bork deu essa dica preciosa! A influenciadora Ma Tranchesi ensinou uma receita de panqueca fit e contou um segredo para evitar que o gosto da proteína domine a sobremesa.

“Se você fizer no mixer, o ovo se desfaz e o gosto desaparece. Se você for bater na mão, bata bem o ovo com o garfo antes de colocar os outro ingredientes. Isso faz ele perder o gosto”, frisou ela.

Então se você não é fã do sabor do ovo, guarde esta sugestão para suas próximas aventuras gastronômicas. 

E como separar a clara da gema?

E se você é daqueles que curte uma boa sobremesa, talvez precise realizar alguma sobremesa que requer que a gema seja separada da clara do ovo. Dá para fazer isso sem dificuldade! Sim, dá muito! Inclusive, foi o Cozinha do Bork que também ensinou uma prática fácil para alcançar esse objetivo. 

Quem deu a dica foi a ex-MasterChef Jiang Pu. Basta quebrar um ovo sobre algum recipiente. Em seguida, pegue uma garrafa de plástico vazia.

Coloque-a sobre o liquido e pressione. O vácuo sugará a gema para dentro dela, enquanto a gema permanecerá no recipiente. 

Voilà! Da próxima vez que você quiser fazer aquele doce gostoso e precisar separar a gema da clara, basta usar esse método e se deliciar com a receita da sua preferência. 

Cuidados para guardar o ovo

Como o ovo é um ingrediente sensível, é preciso também tomar muito cuidado na hora de guardá-lo antes de usá-lo para qualquer preparo específico. 

Por exemplo, um dos piores hábitos possíveis é reservar o ovo na porta da geladeira, como explica o chef de cozinha Rogério Holanda, do Melhor da Tarde. 

“O pior lugar para armazenar os ovos é na porta da geladeira. Coloque-os dentro, junto com os demais alimentos”, destaca o chef. “Se você coloca os ovos na porta da geladeira, com o ‘abre e fecha’, eles ficam suscetíveis à variação de temperatura. Os ovos são organismos vivos e podem estragar”, arremata.

Para evitar consumir alimentos contaminados, mantenha os ovos sempre refrigerados. Rogério Holanda sugere: use um organizador de ovos para guardá-los com cuidado na parte mais alta da geladeira, onde a temperatura é menor.

O expert ainda dá um passo a passo de como saber se o ovo está estragado antes de quebrar a casca:

  1. Ligue a lanterna do seu celular;
  2. Ilumine a base do ovo;
  3. Se o ovo “acender”, como uma lâmpada, ele está fresco e pronto para ser consumido;
  4. Se o ovo ficar apagado, ele está podre.

Tópicos relacionados

Mais notícias