Ovo é o assunto da vez nos Estados Unidos e, agora, aqui no Brasil também. O preço do alimento, que estava mais baixo desde o ano passado, subiu por conta da onda de calor intensa que afeta a produtividade das aves.
Então, esse é o momento de ter mais criatividade na cozinha e aprender quais alimentos podem substituir o ovo (do café da manhã ao jantar) sem abrir mão da proteína e de outros nutrientes. Assim, você economiza e se mantém com saúde!
Band Receitas quer te ajudar nessa missão e preparou uma lista com 10 ingredientes mais atrativos que o ovo para você pode usar nas refeições do dia. Confira!
O que pode ser substituído pelo ovo?
- Frango desfiado: use em pratos como panquecas, crepiocas e sanduíches com pão integral;
- Atum: que tal um patê cremoso na torrada? Em 100 gramas do alimento, você encontra 29 gramas de proteína;
- Oleaginosas: vegetais como a amêndoa fontes de gorduras saudáveis, proteínas, fibras, vitaminas e minerais;
- Iogurte: essa opção é boa até para substituir o ovo na massa de bolos, cupcakes e pães!
- Queijo branco: rico em nutrientes, como cálcio, proteínas e vitaminas. Você substitui um ovo a cada 25 g de queijo;
- Pasta de grão de bico: sabia que o líquido do cozimento dessa leguminosa nos permite fazer diversas receitas como se estivéssemos usando clara em neve? A proporção é de 2 colheres de sopa para substituir um ovo;
- Quinoa: excelente fonte de proteína e rica em outros nutrientes, como fibra, magnésio, ferro, potássio, vitaminas do complexo B e zinco;
- Aveia em flocos: também pode substituir o ovo em receitas. Para isso: use 1/4 de xícara (60 ml) de aveia moída e 1/4 de xícara (60 ml) de água;
- Proteína vegetal: use e abuse do tofu e da soja, são baratos e ótima fonte de proteína!
- Sementes de abóbora e chia: sabia que a semente de abóbora rende um "ovo fake"? É muito parecido em textura e também é rico em proteína.
Nutricionista indica
Para entender essa questão, conversamos com a nutricionista Angelica Grecco, pós-graduada em Nutrição Clínica e Nutrição Enteral e Parenteral no GANEP.
Segundo a especialista, carnes magras como frango, peixe e alguns cortes de carne vermelha são ótimos substitutos, já que proporcionalmente fornecem ainda mais proteína do que o ovo.
Para você ter uma ideia, um ovo apresenta apenas quatro gramas de proteína, enquanto um filé de frango pode conter até 25 gramas. Leites, queijos e laticínios, como leite desnatado, queijo branco, ricota e iogurte natural, também são boas opções!
Aposte também em leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha, além da soja, que é uma ótima alternativa para quem não quer comer carne ou busca economia.
A combinação de leguminosas e cereais integrais, como arroz e feijão, também é fonte de proteína completa, garantindo todos os aminoácidos essenciais.