O fermento é um dos ingredientes mais usados na gastronomia, principalmente na confeitaria e panificação. Utilizados como agentes de fermentação para crescimento de massas, através da transformação de açúcar em dióxido de carbono e etanol, existem diversas recomendações de usos dos ativos para que eles cumpram sua função da melhor forma possível - entre elas, o armazenamento.
Podemos encontrar dois tipos de fermentos no mercado, o químico e o biológico, também conhecido como levedura, sendo o segundo mais utilizado para confecção de pães. Segundo a nutricionista Maiara Souza, os tipos possuem formas distintas de serem guardados. Enquanto o químico deve ficar em temperatura ambiente, o biológico precisa ser mantido dentro da geladeira e bem vedado após retirado da embalagem original.
“O fermento químico deve ser mantido fora porque a oscilação de temperatura atrapalha sua eficácia e pode deixar o bolo com aspecto ‘solado’, por exemplo”, explica Maiara. Assim, o armazenamento incorreto pode tornar o papel principal do fermento ineficaz, além de mudar os aspectos e texturas das receitas.
O fermento faz mal para a saúde?
Apesar do fermento químico conter grande quantidade de bicarbonato de sódio, e o consumo exagerado ser um aliado da hipertensão, o ingrediente é ingerido em pequenas porções e misturados nas receitas, ou seja, não o consumimos de forma pura. “É mais indicado controlar o consumo de embutidos, sal de cozinha e temperos do que se preocupar com o fermento”, explica a nutricionista.
Dicas de uso do fermento:
1- O fermento deve ser o último ingrediente a ser adicionado na receita, aumentando sua eficácia.
2- Após inserido na receita, o fermento deve ser misturado de forma delicada aos demais ingredientes. Mexer rapidamente irá diminuir o resultado da fermentação.
3- A quantidade de fermento usada em uma receita deve ser de cerca de 3% do total de farinha utilizada.
4- A validade do fermento é curta, chegando a cerca de dois meses.
5- Na confecção de pães, é importante que a massa descanse após a inserção da levedura, para ativar a fermentação antes de ir ao forno.