Dicas

Quais alimentos funcionais devem ser consumidos com moderação? Médica explica

Suco verde, azeite e café aparecem na lista de alimentos saudáveis desde que sem exagero

Da redação

Castanha-do-pará é rica em antioxidantes
Castanha-do-pará é rica em antioxidantes
Envato Elements

Alimentos funcionais são aqueles que, além de ter suas funções nutricionais, também têm propriedades que oferecem benefícios à saúde, como redução de diabetes, risco de doenças crônicas e melhora da ansiedade e insônia.

O consumo desses ingredientes deve ser aliado à uma boa alimentação e feito de maneira moderada, assim como explica a nutróloga Marcella Garcez. Aqui, ela lista cinco opções para incluir nas receitas do dia a dia. Suco detox, azeite e café aparecem na lista.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é rico em ômega 9, gordura que nosso organismo tem capacidade de produzir e é uma das melhores para fins culinários. Vale ficar atento porque ele queima mais rápido que o óleo normal, então não é recomendado para fritura por imersão, por exemplo. Além disso, apesar de ser um alimento saudável e funcional, é calórico. Uma colher de sopa rasa tem 90 calorias, então precisa ser consumido com moderação.

 

Suco verde

Rico em oxidantes e alimentos saudáveis, o suco verde também pede moderação no consumo. “O problema é fazer um suco verde todas as manhãs usando, por exemplo, sempre couve, limão, gengibre e maçã. E tomar aquele suco verde de forma monótona em detrimento do consumo de outros vegetais. A pessoa acha que já comeu vegetal e a fruta o suficiente no dia”, afirma Garcez. Nesse caso, a orientação é sempre diversificar: um dia um suco verde com couve, no outro um suco de laranja com cenoura e no terceiro um de folha de beterraba com outros vegetais e frutas. A regra é clara: hábito é saudável, mas não pode ser monótono e excessivo.

 

Castanha-do-pará

Apenas duas castanhas por dia fornecem a quantidade de selênio que o organismo adulto precisa. A nutróloga explica que o ingrediente faz com que nós sintetizemos enzimas antioxidantes, além se ter um efeito que protege o coração. O problema é que quem consome o alimento costuma comer aos montes. “Existe a possibilidade, inclusive, de intoxicação por selênio. Isso é algo que aparece em exames, alto nível de selênio por excesso de castanha”, avisa a médica. Outro ponto que vale ficar atento é para não exagerar na ingestão calórica, já que cada unidade tem 25 calorias.

 

Granola e cereais matinais 

Importante fonte de fibras, nutrientes, frutas secas e castanhas, mas tudo depende da composição do alimento. Algumas podem parecer saudáveis, mas vale dizer que granolas e cerais têm muitas diferenças entre as composições, e aí aparecem as pegadinhas. Esteja atento à quantidade de açúcar, sódio e milho.

 

Café 

Por muito tempo, o café foi visto como uma bebida nociva à saúde. Mas de uns tempos para cá, desde que consumido com moderação, especialistas mostraram que ele é funcional e possui mais de 30 compostos bioativos e fibras solúveis. Ele é contraindicado para gestantes, crianças, pessoas com insônia, doenças cardíacas e hipertensão descontrolada. Fora isso, não há problema em consumir de uma a quatro xícaras ao dia. “É importante que seja tomado, no máximo, 20 minutos após o preparo. O café que está na garrafa mais de 30 minutos deve ser desprezado, e não adoçado. Isso porque ele perde os antioxidantes e a qualidade, e fica só com as substâncias estimulantes. Requentar café é absurdo”, explica a nutricionista