Vale ressaltar ainda que, na maioria das frutas, a cor verde indica que o produto ainda não está maduro e, se comprado, pode esperar alguns dias até o consumo. Apostar nos frutos da estação também é uma ótima opção para alimentos mais saudáveis.
Abacaxi
Para consumo rápido, um bom abacaxi deve ter tons entre amarelo e dourado. Também é importante pressionar um pouco a casca. Se estiver macia, o abacaxi está maduro. As folhas da coroa e o cheiro são diferenciais: evite as esbranquiçadas e aposte no produto com o cheiro mais doce. Puxe uma folha da coroa e, se sair fácil, está bem maduro.
Melancia
Acertar na melancia não tem nada a ver com sorte, mas sim com os sinais que a fruta apresenta. Prefira as versões medianas e mais redondinhas, com a parte inferior em um amarelo escuro, que indica que elas foram colhidas no momento certo. Riscos em alto relevo e a haste seca na parte superior também são um bom indício.
Maracujá
Rugas são bem-vindas no maracujá e uma indicação de que ele está azedinho e adequado para o uso. Evite, no entanto, manchas escuras ou rachaduras. Outra dica é optar pelos mais pesados e, consequentemente, com mais polpa. Se prefere o maracujá doce, escolha a fruta com casca lisa e brilhante.
Melão
O melão maduro e doce deve ser dourado e pode até conter algumas manchas marrons. Assim como no abacaxi, sentir um cheiro doce da fruta indica que ela está boa para o consumo. Aperte-o cuidadosamente e observe se afunda, um bom melão deve ser firme, mas não duro.
Morango
Cores vivas e brilhosas garantem um morango delicioso, por isso evite os que apresentarem tonalidade alterada e manchas. No tamanho, os menores ou médios são os mais adocicados.
Laranja
Escolha sempre as mais pesadas e com mais sumo. Quanto mais laranja a casca, mais doce.
Mamão
Observe se a fruta está corada, mais alaranjada do que amarela, e confira se está sem bolores na casca.
Manga
Pressione a fruta levemente e observe se ela está macia. O ideal é que a casca da manga não sofra alterações, como romper, quando pressionada.