Arroz e feijão é a combinação mais brasileira que existe, né? E essa dupla não foi criada à toa. Juntos, garantem nutrientes suficientes para uma alimentação superbalanceada e saudável.
O feijão, em especial, possui uma lista de benefícios de dar inveja. “É rico em vitaminas do complexo B [que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea]; em proteínas e minerais [potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio]”, explica a nutricionista Thainá Bonafé, especializada em alimentação vegana, ao Band Receitas.
O grão ainda possui um aminoácido essencial, segundo a nutri, o qual o corpo humano não é capaz de produzir: a lisina, que ajuda o corpo a combater infecções, além de auxiliar na absorção do cálcio.
Feijão é aliado em dietas veganas e vegetarianas
De acordo com a expert, o feijão é forte candidato na substituição da carne em dietas veganas ou vegetarianas – assim como outras leguminosas: grão de bico, lentilha, soja e ervilha. “Algumas pessoas acham que o feijão possui apenas carboidratos, mas, não: é um alimento rico em proteínas”, diz.
E vale fazer o alerta: na hora de fazer a transição para uma dieta com restrição de carne, não deixe de procurar um nutricionista.