Dicas

Saiba qual é a diferença entre pratos vegetarianos e veganos

Movimentos vão além da alimentação e representam um estilo de vida

Da Redação

Várias receitas podem ser adaptadas para versões vegetarianas e veganas
Várias receitas podem ser adaptadas para versões vegetarianas e veganas
Reprodução

Motivo de grande busca no Google, os termos vegetariano e vegano costumam deixar algumas pessoas confusas com o que cada um representa e com quais são as diferenças entre eles. Apesar de estarem relacionados à alimentação e terem grafias parecidas, as palavras significam movimentos distintos. 

Na culinária, o que muda de um para o outro é que pratos vegetarianos restringem apenas o uso de alguns ingredientes, como carnes. Já os veganos não utilizam nada que seja de origem animal. Em uma receita, por exemplo, um omelete pode ser considerado vegetariano e outras comidas podem se adaptar para serem feitas sem proteína animal. É o caso da parmegiana de banana-da-terra e de alguns risotos. O mesmo pode acontecer com os veganos, que já criaram até mesmo alternativas para hambúrgueres

Os movimentos, no entanto, são ainda mais complexos. De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, o vegetarianismo é um regime alimentar que exclui produtos de origem animal. Dentro dele, algumas diferenças dividem o termo em quatro tipos. O primeiro, chamado de ovolactovegetarianismo, restringe o consumo de carne, mas utiliza ovos, leite e laticínios

No lactovegetarianismo, apenas leite e laticínios são liberados. Já o ovovegetarianismo, como o próprio nome já diz, aceita apenas ovos na dieta. Tipo mais restritivo, o vegetarianismo estrito é aquele em que produtos de origem animal de modo geral não são utilizados nas refeições. 

Este último é semelhante ao que promove o veganismo, que, por sua vez, é um modo de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais. A definição é da Vegan Society e faz referência não só a alimentação como também a roupas, produtos de beleza e várias outras áreas.