O que é arroz parboilizado e por que é melhor que o branco? Entenda

Processo pelo qual passa o arroz parboilizado ajuda a preservar minerais e fibras quando comparado ao arroz branco

Bruna Artero

Arroz parboilizado é mais saudável que o branco Unsplash/Reprodução
Arroz parboilizado é mais saudável que o branco
Unsplash/Reprodução

O arroz é um dos cereais mais populares. Uma pesquisa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura mostra que o ingrediente aparece em terceiro lugar na lista dos alimentos mais consumidos do mundo, com uma média anual e 54 kg por pessoa. No Brasil, é um queridinho na dieta da população e forma a dupla perfeita com feijão. Por aqui, é preferencialmente consumido na forma de grãos brancos polidos, o famoso arroz branco, que apresenta pouca quantidade de fibra em sua composição. Por isso, uma alternativa mais nutritiva é o arroz parboilizado: mas, afinal, qual a diferença entre eles?

O Band Receitas conversou com a nutricionista Thais Lopes Mouca Caldeira para entender mais sobre esse grão. De acordo com ela, o consumo de arroz parboilizado tem crescido nos últimos anos. Entre as opções, o integral é o mais nutritivo, já que 90% do farelo permanece no no ingrediente, mas o tipo de processamento do parboilizado ajuda a preservar minerais e fibras quando comparado ao arroz branco.

O arroz parboilizado é um tipo do alimento pré-cozido. Mas como assim? Para parboilizar o arroz são feitos alguns processos. O primeiro deles é o hidrotérmico, onde os grãos aumentam sua umidade, o que causa a gelatinização. Em seguida, é feita a secagem para garantir que o grão não se deteriore rapidamente. “Isso garante que ele absorva os nutrientes da casca do arroz, fazendo com que ele se torne mais nutritivo”, explica a nutricionista.

Com isso, as principais vantagens do arroz parboilizado em relação ao branco polido são redução da quantidade de grãos quebrados, o que diminui perdas durante a produção, além dos fatores nutricionais que são de extrema importância, como o aumento de minerais, vitaminas e substâncias com ação semelhante à das fibras, denominadas de amido resistente, que atua na manutenção da glicemia.

Quer fazer um arroz parboilizado soltinho? Ela ensina a receita!

ARROZ PARBOILIZADO

Ingredientes

½ cebola
2 ½ xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de arroz parboilizado
1 folha de louro
½ colher (chá) de sal

Modo de preparo

Descasque e pique fino a cebola. Numa chaleira, leve um pouco mais de 2 ½ xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver. Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, coloque o azeite e acrescente a cebola. Tempere com sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o louro, o arroz e misture bem. Meça 2 ½ xícaras (chá) de água fervente e regue o arroz. Misture e aumente o fogo para médio, não mexa mais. Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo, transfira para uma tigela e sirva quente.

Mais notícias

Carregar mais