Creme brûlée é um clássico da gastronomia francesa e Raquel, do MasterChef Profissionais 2023, conquistou os jurados com sua versão do doce no terceiro episódio do programa. Veja o passo a passo da receita abaixo!
A cozinheira uniu a técnica francesa com ingredientes brasileiros para garantir a harmonização com café. O resultado? Creme brûlée de milho com picles de abóbora e cenoura. Que delícia!
O chef Henrique Fogaça elogiou a execução da sobremesa. “Delicioso! O creme brûlée tem textura macia e sedosa”, disse. Érick Jacquin também contribuiu para as avaliações positivas de Raquel. “É interessante o creme brûlée com a crocância dos legumes”, declarou.
O doce feito pela participante contribuiu para a vitória do time vermelho, liderado por Franklin, na prova de sobremesas harmonizadas com café.
Creme brûlée de milho com picles de abóbora e cenoura
Ingredientes
Creme brûlée de milho
- 300 g de milho debulhado
- ½ laranja (raspas)
- 1 ½ litros de creme de leite
- 480 ml de leite
- 6 gemas
- 300 g de açúcar
- 1 canela em pau
- açúcar a gosto
- 20 g de manteiga
Picles de abóbora e cenoura
- 200 g de abóbora em bastão
- 100 ml de melado
- 150 ml de vinagre branco
- 1 cardamomo
- 3 g de pimenta-de-sichuan
- 1 canela em pau
- 200 g de cenoura em bastão
- 5 cravos-da-Índia
Modo de preparo
Creme brûlée: Salteie o milho na manteiga em fogo baixo até que doure. Em seguida, misture o leite e bata bem com um mixer. Peneire. Volte a mistura para a panela, junte o creme de leite e a canela em pau. Deixe levantar fervura. Tire a canela. Bata as gemas com o açúcar. Adicione um pouco do creme fervido nas gemas e misture bem. Adicione o resto aos poucos, sempre misturando pra não talhar as gemas. Acrescente as raspas de laranja. Separe em oito potes e asse em banho-maria a 120°C por 60 minutos. Depois de assar, leve para a geladeira. Polvilhe o açúcar e queime o topo com um maçarico.
Picles: Ferva todos os ingredientes e regue os vegetais crus. Deixe descansar por, no mínimo, uma hora. Disponha os picles em cima do creme brûlée.