Tarek marcou sua passagem no MasterChef Profissionais 2023 com muito carisma, técnica e mão na massa! O cozinheiro, que nasceu na Síria, foi o segundo eliminado do reality culinário e compartilhou com o Band Receitas o segredo da legítima esfiha síria. Confira:
Como fazer a tradicional esfiha síria?
A diferença entre a esfiha síria e a brasileira é grande. Assim diz Tarek, que acha a massa síria mais leve e macia: “A massa brasileira leva ovo, então ela é mais massuda e fica dura rápido”.
O cozinheiro também garante que, por ser cru, o recheio da esfiha síria fica mais saboroso graças à mistura temperos e ingredientes árabes, como tahine e caldo de romã.
Para ele, a massa perfeita deve ser leve e saborosa, combinando com o recheio, que precisa ser muito temperado e suculento.
O truque que utilizo na minha esfiha é amor, mas também tem que respeitar a técnica, o passo a passo da receita e o tempo de preparo para dar certo. Nossos temperos são diferentes dos temperos brasileiros.
Ficou curioso para experimentar a esfiha síria do Tarek? Dá uma olhada na receita!
Esfiha síria de carne do Tarek
Ingredientes
Massa
- 700g de farinha de trigo
- 50g de açúcar
- 200ml de leite
- 200ml de água
- 10g de fermento biológico seco
- 100ml de óleo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
Recheio
- 65g de tahine
- 50g de caldo de romã
- 400g de carne moída
- 1 tomate médio picado
- 1 cebola média picada
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- 1 colher (chá) de coentro em pó
- 1 colher (chá) de pimenta síria
- 1 colher (chá) de páprica doce
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino
- ½ colher (chá) de canela em pó
- 1 ½ colher (chá) de sal
Modo de preparo
Massa: Misture 200g de farinha com a água, o leite, o açúcar, o fermento biológico seco e o fermento em pó para fazer a esponja de fermento. Deixe descansando por 25 minutos.
Passados os 25 minutos, acrescente o óleo e a pitada de sal. Após misturar esses ingredientes, adicione o restante da farinha e misture até virar uma massa homogênea e lisa. Deixe descansar por volta de 10 a 15 minutos.
Recheio: Em uma tigela, misture a carne moída, a cebola e o tomate. Depois acrescente os temperos em pó, o caldo de romã e a tahine. Misture tudo muito bem até os ingredientes ficarem bem incorporados.
Montagem: Faça bolinhas de aproximadamente 70g com a massa e, em uma superfície enfarinhada, abra com um rolo.
Para fazer a esfiha fechada, disponha o recheio pela massa, leve uma das bordas ao centro e aperte bem com o dedo. Em seguida, leve outros dois pontos da borda ao centro até que se forme um triângulo.
Para a esfiha aberta, disponha o recheio da mesma forma e faça pequenas dobras por toda borda.
Leve para assar no forno preaquecido a 200 graus por volta de 6 a 8 minutos.