Dicas

Aprenda 3 segredos do Edu Guedes para tirar excesso de gordura da feijoada

Quer preparar uma feijoada mais leve? Confira truques simples do chef para deixar o prato mais "light", sem muita gordura

Da Redação, com The Chef

Feijoada é um prato pesado – quem gosta, sabe. Esse clássico da culinária brasileira é feito com cortes de carne suína e bovina que são considerados “gordos”, mas existem truques simples para deixá-la mais leve.

No programa The Chef com Edu Guedes, cozinheiros revelam seus segredos para “salvar” a feijoada da gordura que, às vezes, fica boiando no caldo de feijão. O excesso de gordura, além de não fazer bem à saúde, também pode atrapalhar o sabor do prato. 

Confira as dicas abaixo:

1. Escalde as carnes

De acordo com o chef José Orlando, o Bolinha, mestre da feijoada em São Paulo (SP), escaldar as carnes antes cozinhá-las com o feijão é essencial. “Cozinhe as carnes por 30 minutos em água fervente para tirar a gordura”, indica o especialista. Depois de realizar o processo, descarte essa água gordurosa.

2. Coloque a feijoada na geladeira

Edu Guedes tem seu truque para remover a gordura da feijoada: prepare a feijoada um dia antes de servi-la e leve à geladeira. A temperatura baixa do eletrodoméstico vai fazer com que a gordura solidifique em cima do caldo, tornando essa remoção mais fácil. “Assim, você tira mais uma camada de gordura”, explica. Legal, né?

3. Adicione laranja na feijoada

Você só precisa de uma unidade da fruta para seguir a dica de ouro do chef Flávio Fukuda. Para deixar a feijoada mais “light”, basta adicionar uma laranja cortada na panela enquanto as carnes cozinham no feijão. A fruta não dá gosto para o prato, mas absorve gordura excessiva. “É como se ela fosse uma esponja", garante o cozinheiro.