Dicas

Qual a gordura mais saudável para cozinhar? Nutricionista explica

Azeite, manteiga, óleo vegetal, banha de porco ou óleo de coco? As explicações da nutricionista vão te surpreender; confira:

Da redação, com The Chef

Banha de porco, manteiga, azeite, óleos vegetais… são muitas as opções de gorduras que podem ser utilizadas no preparo das receitas. Mas, você saberia dizer quais são as mais saudáveis? O programa The Chef com Edu recebeu a nutricionista Natália Barros para um top 5 das melhores gorduras na hora de cozinhar. 

A profissional ressalta que um dos fatores mais importantes na escolha da gordura é o “ponto de fumaça”. O que é isso? É o quanto a gordura, em contato com altas temperaturas, é capaz de aguentar sem formar substâncias tóxicas, associadas a radicais livres e inflamações, e sem perder suas propriedades benéficas. “Com equilíbrio, dá para a gente incluir um pouquinho de cada na dieta”, diz a especialista. Explicações abaixo: 

Azeite extra virgem


O azeite lidera o ranking das gorduras mais saudáveis. Ele é o óleo extraído da azeitona e os tipos mais comuns são os refinados, virgem e extravirgem. A nutricionista recomenda o uso do extravirgem, que possui o menor teor de acidez dentre as outras opções, e possui menos de 1 g de gordura saturada. “A base dele é gordura monoinsaturada, que é anti-inflamatória e protege nosso organismo.” 

Porém, atenção: o ponto de fumaça do azeite extravirgem varia entre 180°C e 215°C. Ou seja, ao atingir esse teto, perde propriedades importantes, por isso, é recomendado ser consumido  in natura, como para temperar saladas e finalizar carnes. 

Manteiga


Em relação ao óleo vegetal e à banha de porco, o ponto de fumaça da manteiga é menor, próximo dos 180°C. Apesar de ter, mais ou menos, 50% de gordura saturada, Natalia recomenda o uso devido ao sabor marcante que a manteiga garante ao preparo, mas com equilíbrio. Uma dica do chef Edu Guedes é misturar a manteiga com o azeite, pois a combinação tem o ponto de fumaça maior. 

Banha de porco

A banha de porco tem ponto de fumaça médio, alcançando pouco mais de 180°C. Contudo, “pelo sabor que garante aos alimentos, pode ser interessante”, justificou a nutricionista.

Com 40% de gorduras saturadas e monoinsaturadas, a banha é uma gordura saudável, anti-inflamatória e possui ácido oleico, que ajuda a diminuir o colesterol ruim. 

Óleo de coco

Nos últimos anos, o óleo de coco ganhou popularidade e começou a ser associado ao preparo de receitas fitness. Mas, será que ele é mesmo uma opção tão benéfica? A nutricionista explica que não é bem assim. O óleo de coco é composto por 90% de gordura saturada, enquanto a banha de porco, 30%. Sem falar que tem ponto de fumaça menor quando também comparado à banha ou ao azeite. Natalia recomenda, portanto, equilibrar os usos das gorduras na dieta.

Óleo vegetal

Por fim, o óleo vegetal, como o de milho, canola ou girassol. Esse tipo de gordura se tornou um dos mais consumidos, justamente pelo fácil acesso. Apesar dos óleos vegetais terem sido associados às gorduras trans [as quais são obtidas durante o processo de hidrogenação do óleo na indústria], Natalia recorda que eles são ricos em ômega 6 e, por terem ponto de fumaça maior que todas as outras opçoes (mais que 200°C), são a melhor escolha para frituras de imersão, como salgados e pastel. “Consuma alimentos fritos por imersão em momentos específicos e pontuais. Mas, não faça deles a base da sua alimentação”, alerta a profissional.