Dicas

Como saber se o ovo está fresco sem quebrar a casca? Faça o teste em casa

Nutricionista dá dicas para armazenar ovos, explica os benefícios do alimento e ensina a descobrir se o ingrediente está fresco sem quebrar a casca

Larissa Santos Casado

Teste ajuda a descobrir se o ovo está fresco
Teste ajuda a descobrir se o ovo está fresco
Unsplash

É fácil notar quando alguns alimentos estão estragados. O pão, por exemplo, começa a ter manchinhas verdes e brancas. Já entre os derivados de leite é possível perceber a mudança no cheiro. Mas, no caso do ovo, é sempre uma surpresa, às vezes até mesmo quando o ingrediente está dentro do prazo de validade. Mas existe um truque para saber se o ingrediente está fresco ou não mesmo sem quebrá-lo.

Quem ensina é a nutricionista Bruna Pompílio. De acordo com ela, o recomendado é encher um copo com água e, em seguida, colocar o ovo dentro. Se boiar, o ovo está mais velho. Se afundar é porque está fresco. Se não bater no fundo do copo e nem ficar na beira, é porque não está nem fresquinho e nem passado. “Outra dica é que quando quebrar o ovo, conforme a gema ficar mais no meio, mais fresco está”, aconselha.

Como comprar e armazenar ovos?

A criação, qualidade de vida e capacidade produtiva de uma galinha impactam diretamente no preço dos ovos. Ovos orgânicos costumam ter um valor mais alto, seguido do ovo marrom e dos ovos brancos, que são produzidos em larga escala. “Minha ordem, de preferência, seria orgânico, vermelho e o branco por último. Porém, se tem baixa condição financeira, comprar o branco não tem problema nenhum, é nutritivo e saudável igual.”

Na hora da compra, é preciso abrir a embalagem e checar se todos os ovos estão em boas condições para evitar qualquer rachadura, mesmo que pequena. Vale também ficar atento também à validade no rótulo. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o prazo de duração dos ovos é de 25 dias, a partir da data em que é botado pela galinha. Procure comprar com a data de validade mais distante do vencimento para ter ovos mais frescos por mais tempo.

Além disso, armazená-los na geladeira ajuda a mantê-los frescos por mais tempo, por isso é recomendado. Mas atenção: opte por uma prateleira fixa em vez da porta, porque o movimento de abrir e fechar pode estragar o alimento. E o andar também importa, pois a prateleira mais alta pode ser fria demais e rachar os ovos, então é melhor armazenar nas mais baixas para se manter fresco e em boa temperatura. 


Quais os benefícios do consumo do ovo?

O ovo é rico em nutrientes, como proteínas, vitamina A, ferro e magnésio. Entenda aqui qual a função de cada um deles para o organismo.

Proteínas
O ovo é rico em proteínas de alto valor biológico (ou AVB), que costumam vir de fontes animais, incluindo carnes e laticínios. Essas AVBs são proteínas completas com todos os aminoácidos essenciais presentes e em proporções ideias para a manutenção da nossa saúde e melhor absorvidas pelo nosso organismo. Por isso, o ovo tem um papel importante na construção e preservação de massa muscular, sendo essencial para pessoas jovens que desejam fortalecer músculos e até idosos que sofrem de perda de massa muscular natural após os 60 anos. 

Vitamina A
Também conhecida como retinol, tem um papel importante na saúde da pele, das unhas e do cabelo. Outro benefício é na visão. A nutricionista lembra que pessoas com deficiência de vitamina A “podem experimentar sintomas como visão borrada, visão em forma de túnel”. O retinol também é essencial para a formação de anticorpos e a manutenção do sistema imunológico. Essas células atuam na imunidade do intestino, prevenindo contra infecções. 

Ferro
Sua principal função no corpo é o transporte de oxigênio pelo organismo. Por isso, o ferro desempenha um papel na síntese de DNA e na formação de energia para o corpo. É muito comum pessoas terem deficiência e até anemia, por isso seu consumo diário na alimentação é fundamental. 

Magnésio
Segundo a especialista, é muito importante para a formação dos ossos, dos dentes, para o metabolismo do cálcio e do potássio, além da saúde muscular. O magnésio também age como coenzima no metabolismo energético. Sua falta pode gerar sintomas como cãibras e cansaço constante.

Cálcio
Participa na formação dos ossos e dentes, nas funções neuromusculares e nas contrações musculares.

Gorduras
O ovo tem um teor muito maior de gorduras insaturadas, também conhecidas como as gorduras benéficas para a nossa saúde, já que equilibram a absorção de colesterol.