Dicas

Quanto tempo dura cada alimento congelado?

Da Redação

Alimentos congelados duram quanto tempo?
Alimentos congelados duram quanto tempo?
Unsplash/Reprodução

O freezer é o melhor aliado quando preparamos uma receita em excesso ou queremos deixar a comida pré-pronta e apenas armazenar em pequenos potes para consumir nas semanas seguintes. Mas você sabe quanto tempo cada alimento dura depois de congelado? Quanto mais gorduroso for o ingrediente, menor o tempo de conservação. Isso explica porque, por exemplo, bacon e linguiça duram menos que aves e peixes magros. A seguir, saiba quanto cada produto dura após o congelamento.

Arroz e feijão: 3 meses
Os dois grãos devem ser congelados frescos, logo após o cozimento. Nada de mandar para o freezer depois de um dia na geladeira. Separe o arroz e o feijão em pequenos potes, de porções individuais, para descongelar e consumir imediatamente. 

Pão: 2 a 3 meses
Se você exagerou na receita do pão e não vai dar conta de comer tudo, pode armazená-lo por até 3 meses na geladeira. Depois de descongelar, deixe alguns minutinhos no forno para manter a consistência crocante por fora e macia por dentro. 

Carne e frango crus: 1 ano
Carne vermelha e aves cruas duram cerca de 12 meses quando congeladas. É importante mantê-las em recipientes plásticos e não usar qualquer tempero antes de colocar no congelador. 

Carne cozida: 2 meses
Depois de cozida, a carne deve ser armazenada em sacos individuais e seu tempo de validade é de 2 meses.

Frango cozido: 4 meses
Aves em geral têm menos gordura que a carne bovina, o que aumenta o tempo de conservação após o cozimento. Use também sacos plásticos individuais para armazená-los no freezer.

Peixe: 2 a 6 meses
O período varia de acordo com a quantidade de gordura de cada espécie. Isso porque peixes mais magros duram de 4 a 6 meses no congelador, enquanto os mais gordurosos, como o salmão, duram apenas 2 meses.

Frutas: 2 a 8 meses
Tudo depende do tipo de fruta, mas a regra é a mesma. Para as mais gordurosas, como o abacate, o período de conservação é menor, de 2 meses. Para o coco e a banana, que têm um pouco mais de gordura, 6 meses. E para as opções mais magras, como maçã, morango, melancia e mamão, o período é de 8 meses. Vale dizer que é preciso seguir a maneira correta de armazenamento para cada opção.

Caldos, sopas e molhos: 2 a 3 meses 
Os recipientes de vidro são os mais indicados para conservar ingredientes e preparos líquidos. No geral, sopas, caldos e molhos duram até 3 meses na geladeira, mas o tempo pode diminuir caso o alimento seja gorduroso.

Macarrão cozido: 3 meses
A regra da conservação de ingredientes líquidos também vale nesse caso. Isso porque se você for congelar apenas a massa pronta (e sem recheio), o ideal é usar potes de plástico. Mas se estiver misturada ao molho, aposte em um recipiente de vidro.

Bacon e linguiça: 1 a 2 meses
Quanto maior a quantidade de gordura, menor o tempo de conservação, por isso esses alimentos estragam tão rápido ainda que congelados.