Quando observamos as embalagens de diferentes bebidas alcoólicas, percebemos que cada tipo possui uma porcentagem diferente de álcool. O teor varia de acordo com o tipo de produção, se é artesanal ou industrial, e tipo de bebida. Uma cerveja convencional, por exemplo, possui 5% de álcool, enquanto uma artesanal pode chegar até 16%. Mas como é calculado o teor alcoólico de uma bebida?
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o teor é calculado através da densidade do líquido. Toda bebida é uma mistura entre água e álcool e a densidade do líquido final diminui conforme a quantidade do segundo. Para chegar ao valor final do teor, usa-se uma espécie de termômetro, chamado de densímetro, que é inserido na superfície do líquido.
A análise precisa ser realizada em ambiente a 20°C, pois a temperatura pode alterar a densidade. Após chegar ao número, os especialistas em medição comparam o valor com a tabela pré-definida pelo MAPA, chamada de tabela Gay lussac, que avalia quantos mililitros de álcool absoluto existem em 100 mililitros de mistura hidroalcoólica.
Qual o teor alcoólico das bebidas mais consumidas no Brasil?
Cerveja convencional: 5%
Cerveja artesanal: de 5% a 16%.
Vodca: 40%
Gin: 50%
Vinho: de 12% a 20%
Espumante: 11%
Tequila: 27%
Whisky: 40% a 75%
Pinga: 40%
Cachaça: de 38% à 48%
Saquê: 16%
Álcool x saúde
Segundo a nutricionista Amanda Maffei, o álcool em excesso é inimigo do emagrecimento, por ser altamente calórico, e queimar a massa muscular, fazendo com que o metabolismo desacelere. “Além disso, seu consumo eleva o nível de cortisol e diminui a testosterona, e também piora a qualidade do sono”, complementa a especialista.
A nutricionista Samanta de Oliveira explica que a ressaca é o aumento de concentração de álcool no sangue, o qual diminui a hidratação do organismo e causa alguns sintomas, como enjoo, mal-estar, dor de cabeça, sede, entre outros.
Dicas para melhorar os sintomas da ressaca:
Água de coco: o álcool causa efeito diurético e o excesso de idas ao banheiro faz com que o organismo elimine água e minerais. Para fazer essa reposição, o coco é super recomendado pois é rico em potássio, magnésio e sódio.
- Suco natural de frutas: o suco vai reidratar o organismo, desintoxicar e repor ou micronutrientes.
- Ovo: possui acetilcolina, no qual é um antioxidante que evita a lesão celular e melhora na recuperação do organismo, sendo completo em nutrientes, vitaminas e minerais.
- Água: o mais importante de todos. O álcool causa diurese e enquanto não houver a reposição da hidratação, o organismo continuará sentindo dificuldades em se recuperar. Por isso, a recomendação é consumir água antes, durante e após o consumo de álcool.
- Chá de gengibre: o mesmo pode auxiliar nos enjoos e náuseas trazendo bem-estar e recuperação mais agradável.
- Água com limão: auxilia na recuperação da desidratação do corpo.
- Folhas verdes escuras: ajudam a desintoxicar o organismo com o excesso de álcool.
- Frutas: as opções com maior composição de água ajudam na hidratação e eliminação de toxinas Melão, melancia, morango e abacaxi são ótimas opções.
- Chá de hortelã: além de melhorar a hidratação, auxilia na digestão.
- Macarrão: talvez a opção menos saudável, mas seu alto teor de carboidrato ajuda a recuperar o nível de açúcar no sangue.