Churrasco: a gordura assa para cima ou para baixo? Qual o sentido do corte? Netão ensina tudo

Açougueiro e churrasqueiro que acumula mais de 1 milhão de seguidores na internet ensina os segredos da grelha e da brase

Da redação

Churrasco bom tem alguns segredos. O cheiro defumado da carne, o corte que desmancha na boca… Tudo só acontece se você obedecer algumas regras. Netão, churrasqueiro, açougueiro e proprietário do Boom Beef, faz as principais recomendações para que sua carne esteja sem gostosa, dentro ou fora da brasa.  

A dúvida mais comum com os cortes com gordura, como a picanha, é se ela deve ser assada com a gordura para cima ou para baixo. Essa resposta, segundo Netão, depende de onde a carne está sendo feita: na chapa, tanto faz porque o processo é muito rápido; na grelha, a gordura deve estar para baixo.

"Assim a gordura derrete e vai passando pela picanha, o defumado penetre e você vai ter uma picanha ainda mais gostosa", diz o churrasqueiro. E não se esqueça de deixar ela descansar antes de ser cortada, combinado?

Falando nisso, para saber o sentido que você deve cortar uma carne, lembre-de se que o último corte é sempre contra as fibras. Em casos como o da picanha, por exemplo, não importa porque as fibras dela são em colmeias, mas com a fraldinha, que tem fibras compridas e alongadas, siga a regra.

Isso porque você deve romper as fibras da carne para ter um corte bem macio e delicioso na boca. Confira todas as dicas no vídeo acima, no canal do YouTube de Band Receitas.

Como pedir carne no açougue? Veja dicas do churrasqueiro Netão


O especialista revela todas as características que você precisa perceber na hora da compra. Com essas dicas de ouro, você vai escolher carnes de qualidade e não vai passar “perrengue” durante o preparo da refeição.


Carne embalada à vácuo

É importante que a embalagem esteja bem “agarrada” na carne, sem bolsas de ar e que não contenha muito suco, que é conhecido como sangue.

Se você notar bolsas de ar e muito suco na embalagem à vácuo, a carne não é de qualidade.

Coloração da carne

A carne é vermelhada. Se a carne tem coloração roxa, ela é ruim. Isso significa que aconteceu algum problema no abate do animal. A carne com coloração alterada é dura e o sabor não é bom.

Carne acinzentada também é sinal de oxidação. A gordura deve ser firme, não “molenga”. Então, procure por uma carne avermelhada e brilhosa.

Cheiro da carne

Segundo Netão, “cheiro de carne é cheiro de carne”. Carne não tem cheiro desagradável. Se o produto tem mau cheiro, é sinal de proliferação de bactérias. Quando as bactérias se proliferam, se reproduzem, ela soltam aromas desagradáveis.

Mais notícias

Carregar mais