Dicas

Aniversário de São Paulo: o que comer (ou preparar) no dia da cidade

Chef recomenda pratos para quem quer aproveitar a boa gastronomia, dentro ou fora de casa; veja indicações do Band Receitas

Por Júlia Cabral

Virado à paulista é carro-chefe do Boteco 28
Virado à paulista é carro-chefe do Boteco 28
Reprodução

O aniversário de São Paulo pede uma celebração do que há de melhor na culinária paulistana, seja em bons restaurantes ou no conforto de casa – afinal, são 470 anos de cultura, arte e uma gastronomia capaz de atender aos paladares mais exigentes.

O Band Receitas listou os melhores pratos típicos de São Paulo para você comemorar a data com muita propriedade: comendo bem. Todas as indicações são acompanhadas das receitas para quem é do time que gosta de colocar a mão na massa! Confira:

O que e onde comer no Aniversário de São Paulo?

 

Pastel de feira

Comer pastel de feira logo de manhã já é sinal de um bom dia. Considerado um patrimônio cultural de São Paulo, o salgado é quase uma refeição completa, ainda mais com caldo de cana. Fica a dica: o do Bar do Luiz Fernandes é um dos mais famosos da cidade.

Virado à paulista

Se você perguntar para qualquer habitante de SP qual o prato mais pedido, a resposta vai ser o virado à paulista. É uma refeição completa, afetiva e que tem muito sabor: arroz, feijão, ovo, banana, bisteca e linguiça ornando em perfeita harmonia. Tem como resistir?

O chef Deivid Marques, que atua na cozinha do Boteco 28, Dalva e Dito e outras casas de nome forte na capital paulista, traz esse clássico como recomendação. Para quem não come carne, o arroz caipira vegetariano.

Ambas as opções estão no cardápio do Boteco 28 - Bar da Cidade, no Farol Santander, e vão muito bem acompanhadas do “leitinho da nega”, uma batida com cachaça e leite de coco, ou da caipirinha de três limões com melado de cana.

O bolinho de costela se destaca como entradinha perfeita, mas a batata rústica agrada até mesmo quem não dispensa uma carne. De sobremesa, o pingado: pudim de leite servido em copo americano com caramelo de café.

Sanduíche de mortadela

Falou em sanduíche de mortadela, pensou no Bar do Mané, no Mercadão de São Paulo, mas A Verdadeira Casa da Mortadela é uma excelente indicações para quem quer saborear o lanche farto num lugar não-tão-óbvio. Fica na Av. São João, 633.

Fazer em casa também é uma opção possível, já que o prato não exige muitos ingredientes e tempo de preparo. Clique aqui para ver a receita!

Bolovo

Reprodução/Instagram @barbagaceira

Ah, esse bolinho de carne frito com ovo dentro não poderia ficar de fora da lista. O bolovo é o clássico dos botecos, uma das entradas mais pedidas nos bares e restaurantes de São Paulo — falando nisso, o do Bar Bagaceira e do São Conrado Bar são divinos.

Para quem se aventura na cozinha, a deliciosa receita de Bolovo do chef Daniel Bork pode ser conferida clicando aqui.

Cuscuz paulista

Há quem diga que o cuscuz paulista é o melhor já feito. Disso, não sabemos, mas o prato é muito bem executado no De*Segunda, localizado na Vila Madalena. A receita, que pode aparecer no menu executivo, leva vinagrete de lula e palmito pupunha mais toque de azeite de dendê, mas você também pode fazer em casa clicando aqui.