Carole Crema

Sunomono: aprenda a fazer salada de pepino japonês

Salada com sabor agridoce é entrada prática e refrescante para os dias de calor; veja receita da chef Carole Crema

Carole Crema, com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Sunomono: aprenda a fazer salada de pepino japonês
Envato Elements

É sempre legal ter comidinhas frias prontas na geladeira para comer em algum dia que bate aquela preguiça de preparar algo mais elaborado. O sunomono é maravilhoso porque você pode comer com frango ou bife, algo que seja bem rápido para complementar seu jantar ou almoço prático.

Para o preparo do sunomono, você vai precisar de três pepinos japoneses. Pode cortá-los em lâminas e colocar em uma peneira ou escorredor com três colheres de sopa de sal. Misture bem e deixe por uma hora ou até mais. 

Quando deixamos o pepino de molho com o sal, acontece uma desidratação, que é quando o sal faz com que o excesso de água do pepino vá embora. O ideal é que você coloque um prato embaixo porque cai água. Depois disso, você pode enxaguar o pepino e secar com papel toalha. Siga para a segunda parte do preparo. 

Nessa segunda parte, coloque uma xícara de vinagre com meia xícara de açúcar e leve ao fogo para aquecer até o açúcar dissolver. Quando dissolver, já pode desligar. Em seguida, é só misturar com o pepino já com o fogo desligado. Pronto! Pode levar à geladeira para esfriar.

Na hora de servir, pegue o gergelim preto, toste na frigideira sem nada, só para liberar o aroma, e coloque em cima. Fica uma delícia! Você pode fazer um pote e deixar na geladeira. Como tem o vinagre e o açúcar, pode ser que ele dure até um mês.

Você também pode mandar suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!

Mais notícias

Carregar mais