Hoje pode

Jantar sem lactose: Ratatouille, rosbife e purê de batata são opções lacfree

Chef Carole Crema ensina pratos fáceis e saborosos para quem não pode (ou não quer!) ingerir lactose; confira

Carole Crema, com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Jantar sem lactose não precisa sem sem graça
Jantar sem lactose não precisa sem sem graça
Envato Elements

Hoje eu vou responder o e-mail carinhoso do Diego dos Reis. Ele diz o seguinte: “Oi Carole, como vai? Acompanho o quadro há muito tempo e você já nos salvou várias vezes. Precisamos da sua ajuda novamente. Queremos receber um casal muito querido e um deles é intolerante a lactose e o outro um ótimo cozinheiro e não queremos fazer feio".

Ai, ai, ai. Que desafio, hein Diego? Mas eu vou resolver isso facinho pra você. A ideia é o seguinte. Você falou aqui de fazer uma carne assada. Aí eu acho que é perfeito um rosbife, vai muito bem.

Se você quiser também fazer aquela maminha que você passa só azeite, sal e um pouco de mostarda e leva ao forno muito quente por vinte minutos, fica perfeito e aí eu vou te dar um acompanhamento que é um tipo de ratatouille de forno, mas é muito charmoso e é gostoso e não tem nada de lactose. Então é isso. É sobre ingredientes gostosos. 

Até o cara que cozinha bem vai ficar impressionado. Você vai fazer assim ó: vai pegar (mais ou menos pra quatro pessoas, né?) uma berinjela, uma cebola roxa, duas abobrinhas, pimentão se você gostar, eu gosto de usar o amarelo pra dar cor e uns três, quatro tomates. 

Vai cortar tudo em rodelas de mais ou menos um centímetro e reserva. Aí você vai numa frigideira, aqueceu ? de xícara de azeite com dois dentes de alho esmagados e uns ramos de orégano e tomilho fresco.

Então, você vai preparar ali um azeite aromatizado com esse alho. Pega uma assadeira bonita, já vai à mesa com isso e forra com esse azeite. Você vai pegar umas duas, três colheres de extrato de tomate e vai forrar no fundo da forma junto com esse azeite.

Aí, arruma os legumes. Sal, pimenta do reino, pode por mais, tomilho, orégano, fresco. Pega mais umas duas colheres de extrato de tomate, dilui um pouquinho de azeite e pincela os legumes e vai levar ao forno bem forte.

O diferencial desse caramelizado que vai dar esse extrato de tomate em cima dos legumes vai ficar muito legal. E se você quiser você pode fazer um purêzinho de batata, só batata montada, de repente, no azeite. Então, a batata cozidinha na hora, passa no mixer com um pouco de azeite e você vai ter aquela textura mais elástica e zero lactose e um jantar delicioso, simples, mas com bons ingredientes.