Carole Crema

Sobremesa simples de morango é quentinha e fica pronta em 30 minutos

Um creme delicioso com calda quente de morango é a pedida certa para os dias frios; aprenda receita sofisticada (e muito fácil!) da Carole Crema

Carole Crema, com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Vamos fazer uma sobremesa muito simples e deliciosa com morango? Ela é gostosa, quentinha e tem tudo a ver com o inverno — tanto porque combina com os dias frios quanto porque, nessa época, a gente encontra morango com facilidade nos mercados.

Anote: meio litro de leite integral ou metade de leite e metade de creme de leite fresco, você que escolhe, com quatro colheres de sopa de açúcar. Leve ao fogo até ferver com um pouco de extrato de baunilha — mas se você tiver um pedaço de fava de baunilha (chiquérrimo!) em casa, use! 

Ferveu? Desliga o fogo e despeje esse creme em uma tigelinha. À parte, separe cinco gemas e dois ovos inteiros. Derrame aos pouquinhos o leite com creme que fervemos agora pouco nos ovos, mexendo sempre para não talhar, combinado? Volte tudo para a panela e cozinhe até que engrosse.

Quando o creme estiver bem espesso, desligue o fogo e divida essa mistura em potinhos que podem ir ao forno. Coloque para assar em banho-maria por 20-30 minutos — vai ficar tipo um crème brûlée que combina perfeitamente com os morangos que vamos fazer enquanto o creme assa.

Seguinte: tire as folhinha do morango e tempere a fruta com açúcar, um pouco de essência ou extrato de baunilha, uma dose de rum ou conhaque e uma colher de chá de pimenta calabresa ou pimenta dedo-de-moça picadinha.

É legal porque o morango, naturalmente, com o açúcar vai soltar um caldinho. Se você deixar ele "apurando" com essa misturinha durante o tempo que o creme assa, na hora de servir, você terá uma bela caldinha com textura. É uma delícia!

Faz em casa e me conta? E não se esqueça que você pode sempre escrever para mim através do e-mail hojepode@bandnews.com.br ou pelas redes sociais, no @carolecrema.

Mais notícias

Carregar mais