Hoje, vou contar uma curiosidade. Dias atrás, estava dando aula – eu leciono na escola Wilma Kovesi de Cozinha, no curso técnicas culinárias para chefs – e falava sobre o molho bechamel (clique aqui para aprender a receita). O bechamel é um molho clássico da cozinha, feito à base de leite e com um espessante que é o roux.
O roux, pra quem não sabe, é a farinha de trigo com manteiga e um aromatizante, que se chama cebola piqué: a cebola com um pouquinho de cravo-da-Índia.
Essa cebola especial é a responsável pelo aroma do molho. E como é que a gente faz? Anote:
Você vai pegar 1 cebola pequena – não precisa ser grande –, e descascar. Não vai tirar o carocinho, nem cortar, só descascar mesmo. Separe também 1 folha de louro e 2 unidades de cravo-da-Índia.
Prenda, na cebola, os cravos com a folha de louro e leve-a para o molho em fusão.
Então, dica: tudo o que você for fazer que tenha base cremosa de leite salgado, obviamente, experimente colocar essa cebola desde o início do preparo, temperando [o molho] com sal e pimenta-do-reino.
Deixe-a cozinhar junto do molho, até perceber que ele vai soltando um aroma e atingindo uma cremosidade... juro! Eu sei que parece coisa de louco, mas um dia faça essa experiência!
No vídeo abaixo, aprenda a fazer o molho bechamel:
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!