Hoje pode

Os segredos do fermento: Carole Crema dá dicas para não errar na massa de bolo

Bater o fermento no liquidificador pode solar a massa do bolo? Confeiteira explica

Carole Crema, com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Fermento químico
Fermento químico
Envato Elements

O fermento para bolo é químico. Antigamente nossas mães e avós diziam que o fermento não podia ser batido nem na batedeira e nem no liquidificador. Por que isso? Se a gente coloca o fermento, fica batendo o bolo e “esquece da vida”, a ação acontece e depois no forno não tem mais elemento químico para reagir. E o bolo vai solar.  

Então essa história de que não pode bater o fermento é um mito, porém era uma maneira de preservar ou auxiliar para não errar. Pode sim bater o fermento no liquidifica e na batedeira, mas sempre no final. Assim que o fermento entra na massa do bolo, ela tem que ir para o forno já pré-aquecido. 

E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!