Maionese caseira, gente! Existe um estigma que maionese é difícil de fazer, faz mal, mata, e dá intoxicação alimentar, mas não tem nada disso. Pode fazer! A única coisa é o seguinte: a gente faz a maionese caseira, come na hora e não guarda. Como a receita leva ovo cru, não convém ficar muito tempo guardada na geladeira.
Coloque no liquidificador duas gemas, três colheres de sopa de vinagre de vinho branco e três colheres de sopa de água. Pode colocar um pouquinho de mostarda, eu gosto! Coloque uma colher de chá de mostarda, sal e pimenta-do-reino. Pode adicionar uma colher de sopa de sal tranquilamente. Se você quiser fazer uma maionese verde, essa é a hora de você inventar: você pode colocar ervas, pode colocar pimenta dedo-de-moça se quiser uma maionese picante… Bata para dissolver bem tudo isso.
Em seguida, meça 400 ml ou duas xícaras de óleo. E esse é o segredo: bata no liquidificador em velocidade baixa. Coloque esse óleo em uma jarra com “biquinho” e despeje levemente. Bata enquanto o óleo cai. Faça essa emulsão que é a maionese.
Você vai perceber que a maionese vai ficar espessa. Quando você ver que ela já está espessa, desligue e está pronto!
Se você achar que ela está muito espessa, muito firme, não coloque óleo. Adicione um pouquinho água e, no final, prove. Às vezes, eu coloco algumas gotinhas de limão ou até raspas de limão para ficar bem fresca.
Fica uma delícia! É muito fácil de fazer e não tem perigo!
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!