Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.
Nesse frio, tudo o que queremos é uma comida que esquente e uma boa feijoada é maravilhosa para isso. Vamos aprender uma receita que pode parecer um bicho de sete cabeças, mas que, na verdade, é muito fácil.
Pegue bacon, paio, costelinha defumada, lombo salgado de porco, pé ou orelha de porco e uma carne seca. Após dessalgar tudo, frite o bacon sem óleo em uma panela bem grande. Separe.
Na gordura que ficou, frite cada uma das carnes separadamente. Duas coisas acontecem nesse processo: uma caramelização, que deixa a feijoada com um gosto mais rico, e o excesso de gordura diminui.
Jogue fora o que sobrar de gordura e fique só com a borra. Coloque, então, o feijão, duas laranjas com casca, um maço de cheiro-verde amarrado, duas cebolas com casca e uma pimenta dedo-de-moça.
Como a feijoada é cozida, basta jogar os aromáticos fora depois. Todos os aromas ficam na comida, mas os pedaços não ficam.
Cozinhe esse feijão e os aromáticos por 30 minutos em uma panela que não seja de pressão. De 30 em 30 minutos, coloque as carnes e cozinhe aos poucos. O processo deve demorar cerca de 2h30, em fogo baixo.
Você também pode mandar suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!