A carne-seca é um método de conservação criado no século XVII, realizado através do contato da peça de carne em uma grande quantidade de sal e exposta ao sol para secar. Se, atualmente, a preservação da carne já é uma preocupação de grande parte da população – principalmente com as altas dos preços –, você pode imaginar como era quando não existiam as geladeiras e refrigeradores, né?
Entretanto, apesar de grande aliado, o método, por conter elevada quantidade de sódio, pode ser inimigo da saúde, causando, quando consumido em excesso ou constantemente, hipertensão e diversas doenças cardiovasculares. Assim, conversamos com a chef de cozinha Luciana Cristina Romano, que nos ensinou 3 métodos infalíveis para dessalgar a carne-seca e saborear um prato saboroso e mais saudável; confira:
Sem pressa? Use a geladeira
“Se o tempo não é problema para você, deixe a carne na geladeira por mais de 24h”, explica ela. Comece lavando bem a carne para retirar o excesso de sal superficial. Após isso, basta colocar a carne em uma tigela com água fria e levar à geladeira até o momento do preparo. O ideal é que a água seja trocada algumas vezes durante as horas, retirando o excesso de sal que ficará nela.
Tempo médio? Aposte no leite
Este método é indicado para aqueles que desejam preparar uma refeição rapidamente. Após lavada, coloque a carne-seca em uma panela cheia de água e acrescente um copo de leite - pode ser frio ou em temperatura ambiente - e deixe marinar por cerca de 5 minutos. Após isso, ferva a carne por, aproximadamente, 20 minutos a 30 minutos.
Com pressa? Vá na panela de pressão
Bem prático e rápido, esse método dessalga a carne enquanto ela cozinha. Após lavar a carne, corte em cubos e leve à panela de pressão com água, deixando cozinhar por 5 minutos após pegar pressão.
Receita da chef: carne-seca gratinada
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola em cubos
- 500g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
- 1 lata de milho verde escorrido
- 1 tomate sem sementes em cubos
- Cheiro-verde picado a gosto
- 1 xícara (chá) de azeitona verde fatiada
- 1/2 xícara (chá) de requeijão ou cream cheese
- 1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Com um fio de azeite, aqueça uma panela e refogue o alho e a cebola até dourar. Adicione a carne, o milho e o tomate, e refogue por mais uns 5 minutinhos. Acrescente os temperos a gosto, além da azeitona, cheiro-verde e cream cheese. Despeje em uma forma e cubra com a muçarela. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até gratinar.