Hoje pode

Como fazer o brioche perfeito: aprenda a receita da Carole Crema

Fácil de fazer, o pãozinho típico da França leva cerca de 20 minutos no forno

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Brioche é gostoso e fácil de fazer
Brioche é gostoso e fácil de fazer
Pixabay/Reprodução

Hoje eu vou ensinar uma receita brioche, um pão clássico francês delicioso que pode ser feito em casa e dá o mesmo resultado de ter sido feito em um dos melhores cantinhos de Paris. 

É uma receita que é daquelas para você guardar e usar sempre. 

Ingredientes

4 colheres (sopa) de leite
½ pacote de fermento biológico seco
250 g de farinha de trigo
25 g de açúcar
1 colher (chá) sal
3 ovos
150 g de manteiga

Comece fazendo o seguinte: coloque 4 colheres de sopa de leite e amornar no micro-ondas por 15, 20 segundinhos e nele dissolva 1/2 pacotinho de fermento biológico seco ativado, que você compra no supermercado. Dissolveu, deixe ele ali no cantinho, coloque na batedeira com 1 gancho, 250 g de farinha de trigo, 25 g de açúcar ou umas 2 colheres, 1 colher de chá de sal, 3 ovos e bata bem.

Esse leitinho amornado com o fermentinho junto com os ovos, a farinha, o açúcar e o sal, precisa ser batido por uns 15 minutos, deixe a batedeira trabalhando ali uns 15 minutinhos para essa massa ficar bem, bem sovada. 

Depois disso, você vai jogar os cubinhos de manteiga, que precisa estar gelada. Corte a 150 g, um pouquinho menos de um tablete de manteiga, você vai cortar em cubinhos e vai jogando os pedacinhos enquanto ela continua batendo até que toda essa manteiga esteja incorporada na massa. 

Pronto! Deixe descansar na batedeira mesmo, por pelo menos uns 40, 45 minutos. Depois, tire da batedeira e pressione com os pulsos, dê mais uma sovada, aí você vai modelar o brioche. 

Normalmente ele é feito numa forma redondinha. Você modela uma bolinha do brioche, coloca na forma e vai deixar crescer de novo por mais uns 45 minutos. Na hora de assar, pincele um ovinho e leve ao forno preaquecido por 180°C. Ele assa rapidinho, esse é pequeno, então em 15, 20 minutinhos. E o gostoso é comer bem quentinho com a manteiga, ele tem sabor não precisa de nada. Eu gosto de geleia, fica maravilhoso!

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM: